Saúde

Médicos alertam sobre os cuidados com doenças no período de chuva

Deve haver cuidados especiais com os pés, em razão do contato com a água para evitar o surgimento de micoses

Foto: Marlon Max / Folha Vitória

Neste período de chuva, os moradores de Vila Velha devem intensificar os cuidados relacionados com a saúde para evitar doenças causadas pela exposição ao frio e umidade e pelo contato com água contaminada. A orientação é de médicos do Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Se não conseguiu escapar da chuva, a melhor atitude é secar o corpo o quanto antes para evitar gripes e resfriados, principalmente enxugar os cabelos e providenciar a troca de roupa.

Se esteve em contato com água contaminada, principalmente no caso de alagamentos, a orientação é que se tome um banho e lave as roupas molhadas. Deve haver cuidados especiais com os pés, em razão do contato com a água para evitar o surgimento de micoses.

Contaminação

A Vigilância Sanitária de Vila Velha recomenda toda cautela no consumo e utilização de alimentos, produtos de higiene e medicamentos que tiveram contato com a água da chuva. Os alimentos que foram expostos às águas de alagamentos deverão ser inutilizados, o que incluiu os embalados e mesmo aqueles que aparentemente não tiveram contato direto com as águas.

Mesmo que a embalagem tenha sido limpa ou lavada, o alimento deverá ser descartado. A recomendação é válida também para produtos de higiene como sabonetes, pasta de dente, xampus e medicamentos. A água da chuva em contato com sujeiras e esgoto aumenta a chance de contágio de doenças como a hepatite A e principalmente a leptospirose, riscos que aumentam no caso de inundações.

Pontos moeda