Saúde

'Não foi a primeira vez': mãe de bebê sem rosto acusa médico por negligência

O obstetra Artur Carvalho foi afastado de suas atividades pelo Conselho Médico Português

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay
Após o caso do bebê sem rosto ficar em evidência, outras mulheres se manifestaram contra o médico. Imagem ilustrativa. 

Em Portugal, um caso raro chamou atenção dos especialistas. Um bebê que se chama Rodrigo, nasceu com uma má-formação grave no rosto: sem céu da boca, nariz, olhos e parte do crânio. A gestação da mãe de Rodrigo ter chegado ao fim sem que se tivesse identificado a má-formação chocou a população de Portugal, e Marlene (mãe do bebê), acusa o médico obstetra Arthur Carvalho por negligência médica. 

Dessa forma, o Conselho Médico Português optou por suspender a licença médica de Carvalho por seis meses. Além disso, após o caso do "bebê sem rosto" ficar em evidência, outras mulheres se manifestaram contra o médico, que também não foi capaz de identificar problemas em suas gestações. 

Foto: Reprodução/Correio da Manhã

A mãe do bebê Rodrigo, que agora já está com o filho em casa, disse a um jornal português que durante sua gestação realizou 3 ultrassonografias que não registraram problemas. Porém, em um quarto exame, realizado com tecnologia 5D, era possível identificar possíveis anormalidades, mas o médico descartou qualquer preocupação.

O caso

O professor doutor Aristides Augusto Palhares Neto, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu, diz que má-formações desse tipo além de "extremamente raras", requerem acompanhamento por uma equipe de diversas especialidades e uma série de cirurgias ao longo da vida.

*Com informações do Portal R7

SAIBA MAIS

>> Criança nasce sem rosto e especialista explica que má-formação é raríssima

>> Bebê que nasceu sem rosto recebe alta médica e será tratado em casa

Pontos moeda