Saúde

'Negligenciou sua capacidade física e cognitiva', diz médico sobre a morte de Gugu

Especialista faz alerta para quedas, uma das principais causas de morte entre os idosos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ RecordTV
Liberato sofreu uma queda ao tentar consertar um ar-condicionado em casa. 

De acordo com o médico geriatra Carlos Sperandio, o ex-apresentador Gugu Liberato (60), negligenciou sua capacidade física e cognitiva ao subir em um local perigoso com risco de queda. Segundo o especialista, as quedas estão entre as principais causas de morte e sequelas entre os idosos. 

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 12 mil idosos (pessoas acima de 60 anos) morreram por conta de quedas em 2017. As dificuldades em decorrência do avanço da idade fazem com que muitos idosos se tornem vulneráveis a acidentes e quedas dentro da própria casa. 

Dados 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), cerca de 30% dos idosos sofrem pelo menos uma queda e 50% deles acabam ficando com a mobilidade reduzida. O geriatra Renato Gorga, diretor científico da SBGG, afirma que os acidentes geram grande repercussão na vida dos idosos.  Segundo ele, adaptações em casa podem reduzir o risco desses acidentes. "Muitos idosos têm medo de sair de casa porque acham que vão cair na rua, mas isso ocorre debaixo do próprio teto", diz.

As quedas são uma grande preocupação dessa parcela da população, pois se tornam mais comuns devido ao enfraquecimento muscular e perda de equilíbrio, além da possibilidade de causarem danos mais sérios como fraturas e perda de mobilidade. 

Cuidados 

Desta maneira, é importante voltar a atenção para alguns cuidados que podem ser tomados a fim de evitar a ocorrência de quedas relacionadas aos fatores do ambiente, como por exemplo, uma boa iluminação, a eliminação de tapetes e objetos escorregadios, como fios. Outra dica é prestar atenção ao posicionamento de móveis, além da instalação de pontos de apoio, como corrimãos e barras. 

Pontos moeda