Saúde

Prefeitura de Vila Velha oferece exames de prevenção a hanseníase

Em 2018, Vila Velha registrou 48 casos em tratamento para hanseníase. Destes pacientes, 93,8% foram curados (45), dois foram transferidos para outro estado para dar seguimento e houve somente um caso de abandono do tratamento

Foto: governo

Se você apresenta alguma lesão de pele sugestiva de hanseníase, não perca tempo: compareça nesta quinta-feira (14) na Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha, de 8h às 16h, para uma consulta gratuita no projeto Carreta da Saúde – Hanseníase, equipamento que funciona como uma unidade de saúde itinerante contendo cinco consultórios e um posto de coleta de exames destinados a ações que favoreçam a busca ativa de casos novos da doença.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (ONG DAHW), que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), da multinacional Novartis Brasil e da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Na próxima quinta-feira (14), médicos e enfermeiros das unidades de saúde de Vila Velha - treinados pelo Ministério da Saúde - estarão de plantão realizando consultas, exames, diagnósticos e dando início ao tratamento da hanseníase para os casos de lesões hansênicas, na própria Carreta da Saúde que ficará estacionada na Praça Duque de Caxias – ao lado do Teatro Municipal – de 8h às 16h.

Hanseníase tem cura

“Queremos conscientizar a população sobre a hanseníase, seus sinais e sintomas, e oferecer o atendimento qualificado, a partir do diagnóstico precoce e deixar bem claro a toda população que hanseníase tem cura. Ao primeiro sinal sugestivo de lesão hansênica, o usuário deve imediatamente buscar uma unidade de saúde para ser avaliado por um profissional. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais rápido o paciente alcança a cura da doença”, explica a enfermeira Giovana Ramalho, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha.

Em 2018, Vila Velha registrou 48 casos em tratamento para hanseníase. Destes pacientes, 93,8% foram curados (45), dois foram transferidos para outro estado para dar seguimento e houve somente um caso de abandono do tratamento.

O que é

É uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, pés, nariz, orelhas e olhos. Pode atingir homens e mulheres, adultos e crianças e é transmitida de pessoa para pessoa pela respiração.

Os sintomas são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, manchas dormentes com redução de sensibilidade, dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos. Para evitar a transmissão, é só começar a tratar. (Fonte: Ministério da Saúde).

Serviço

Saiba como buscar tratamento em Vila Velha:

Centros de Referência do Programa de Hanseníase

>> Unidade de Cuidados Específicos da Prainha

Rua Dom Jorge de Menezes, 1226, Prainha

Tel: (27) 3139-9901

Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira de 7h às 16h.

>> Unidade Básica de Saúde de Paul

Rua Moscoso, 237, Paul

Telefone: (27) 3336-6997

Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 7h às 16 h.

>> Unidade Básica de Saúde de Jardim. Marilândia

Rua Sobreiro, s/nº, Rio Marinho

Telefone: (27) 3388-3744/2269-7046.

Horário de atendimento: 5ª feira, das 11h às 15h. 

Pontos moeda