Saúde

O que é nódulo na fossa nasal, que Gal Costa retirou e a fez pausar shows

Cantora precisou ser internada em setembro, quando se afastou dos palcos para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória

Nesta quarta-feira (09), morreu aos 77 anos a cantora Gal Costa. Ainda são desconhecidas as causas da morte, mas o que se sabe é que a artista havia passado por uma cirurgia para a retirada de um nódulo nasal.

Foto: Reprodução/Instagram @galcosta

Segundo a médica otorrinolaringologista, Andressa Camporez, o nódulo nasal, ou "caroço no nariz", como a maioria das pessoas costuma dizer, é caracterizado pelo crescimento fora do normal de algum tecido dentro do nariz.

"Pode ser desde uma hipertrofia do corneto inferior, que é o primeiro que a gente consegue ver às vezes só levantando a ponta nasal, até tumores que podem ser benignos, como o pólipo, ou cisto odontogênico, que fica no assoalho do nariz, até tumores malignos como os carcinomas, adenocarcinomas que podem ser oriundos tanto da fossa nasal quanto dos seios paranasais", explica.

Quando pequenos, de acordo com a especialista, e na maioria das vezes, podem ser assintomáticos. Já no caso de tamanhos maiores, acabam levando à uma obstrução nasal, que é o principal sintoma do problema. 

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Agora, se esses nódulos forem malignos, além dessa obstrução, podem causar deformidade no arcabouço do nariz, parte cartilaginosa e óssea. Pode também levar a um quadro de sangramento nasal, sinal de maior gravidade, de acordo com a otorrino.

Quando provenientes dos seios da face também pode causar edema (inchaço) no rosto.

Entenda como é feito o tratamento

Como primeiro passo, diante da suspeita do nódulo nasal, é importante que o paciente passe por uma avaliação médica criteriosa. 

"No primeiro momento é você fazer um exame clínico bem feito. Tem que fazer exames complementares nesse caso, como tomografia e dependendo da suspeita até mesmo uma ressonância. Além disso, quando essa suspeita é a de um tumor maligno é necessária uma biópsia para tentar programar um tratamento específico", detalha Andressa.

Esse tratamento específico apontado pela médica pode ir desde a ressecção da lesão (extração) ou no caso de ser um tumor que responda bem à quimioterapia e radioterapia, adotar esses mecanismos.

Relação com histórico familiar 

Andressa Camporez diz ainda que o problema não tem relação com histórico familiar. "Só se você pensar na rinite alérgica, que causa uma hipertrofia (crescimento exagerado) do corneto inferior".

Os cornetos são estruturas que promovem a filtragem, a umidificação e também o aquecimento do ar que inspiramos, deixando-o preparado para chegar aos pulmões.

Quando procurar um otorrinolaringologista?

A médica alerta que sempre que uma pessoa venha a perceber alguma mudança ou desconforto, deve procurar um especialista. Somente um profissional poderá fazer o encaminhamento correto para um diagnóstico preciso e se necessário, definir o tratamento.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Captação múltipla de órgãos no ES da vida nova para seis pessoas

Pontos moeda