Saúde

Câncer mais frequente no Brasil pode ser prevenido e tem altas chances de cura

Em época de verão e de férias, Dezembro Laranja reforça a necessidade de cuidar da pele

Foto: Veracaser
Melanoma acomete principalmente mulheres de pele clara. Proteção contra os raios solares é uma forma de prevenir a doença. 

Com a chegada do último mês do ano, o azul dá lugar ao laranja nas campanhas de prevenção. Em dezembro, a luta é contra o câncer de pele, o mais frequente do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ainda segundo o Inca, surgem 180 mil novos casos de câncer de pele todos os anos no país. Pessoas que têm a pele e o cabelo claros e sardas são mais propensas a desenvolver esse tipo de tumor.

Prevenção

Para a rádio-oncologista, Anne Karina Kiister Leon, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), uma das principais causas para a alta incidência da doença é a falta de conhecimento sobre formas de prevenção.

“É importante desmitificar a crença de que na sombra não é necessário usar protetor solar. Muitas pessoas também pensam que, se passarem o produto de manhã, ele vai durar o dia inteiro, o que não é verdade”, explica a médica.

A rádio-oncologista também esclarece que existem dois tipos de radiação: a ultravioleta A, que passa pelas nuvens, e a B, que é barrada pelas nuvens. Nos dias nublados, a ultravioleta A pode queimar a pele.

Conforme a médica, o ideal é usar o produto três vezes ao dia. Além disso, ela recomenda analisar o corpo sempre que possível na busca por manchas e pintas incomuns, e consultar o dermatologista ao menos uma vez por ano.

“Ficar atento a feridas que não cicatrizam dentro de quatro semanas, vestir roupas frescas, aproveitar o sol antes das 10 horas ou após as 16 horas e usar bonés, chapéus de abas largas e óculos escuros com proteção UV também são atitudes fundamentais para prevenir o desenvolvimento de tumores”, afirma Anne Karina Kiister Leon.

Pontos moeda