Saúde

Cansaço, ansiedade e estresse podem indicar deficiência de vitaminas no organismo

Sintomas da deficiência dos nutrientes podem ser confundidos com reflexos da rotina

Foto: Divulgação
Alimentos ricos em proteínas e omega são bons para reposição de vitamina D. 

Cansaço, ansiedade ou distração por qualquer motivo, queda de cabelo excessiva, unhas quebradiças ou cicatrização demorada podem parecer sinais de uma rotina corrida e estressante. Mas, às vezes, há um problema silencioso no organismo: a deficiência de vitaminas, como a D e B12.

O número de pessoas com essa carência vem aumentando e muitos ainda nem sabem que possuem a deficiência, já que os índices do nutriente não são comumente checados nos exames de rotina. Mas essa prática está mudando entre os médicos. 

“É necessário não deixar passar sintomas como cansaço, ansiedade, problemas com sono, fraqueza e problemas de visão, porque podem ser sintomas da falta da Vitamina B12 no organismo. Por isso, é importante relatar ao médico exatamente o que o paciente está sentido para uma checagem desses níveis e, se for detectado, iniciar o tratamento”, pondera a médica Blima De Rossi. 

A vitamina é encontrada em fontes naturais como carne, peixe, ovos e laticínios, mas às vezes o organismo não absorve de maneira correta o nutriente encontrado nesses alimentos. “Mulheres, mais que os homens, apresentam Síndrome do Intestino Irritável, por exemplo, e quem enfrenta esses problemas intestinais tem dificuldade de absorção da vitamina. As pessoas que sofrem de azia também podem ter dificuldade de absorver o nutriente. E quando o organismo não consegue absorver, é necessário avaliar a necessidade de suplementar”, ressalta a médica. 

Já a Vitamina D, que tem um papel fundamental para o equilíbrio do metabolismo ósseo, previne osteoporose. E ela é produzida pelo corpo por meio de exposição ao sol. “É importante falarmos de vitamina D porque é com a luz solar que o corpo produz. Ela também pode ser encontrada em peixes, como atum, anchova e salmão, além de ovos, queijo, iogurte, fígado de boi e cogumelos. Em alguns casos, o médico também prescreve o suplemento, já que é um nutriente importante também para a defesa do organismo”. 

Quando procurar orientação médica

Falta de vitamina B12

Língua lisa: o órgão fica dolorido e a sensação de sabor desaparece.
Formigamento: a falta do nutriente pode causar formigamento nas mãos e nos pés.

Falta de equilíbrio: reporte ao seu médico se você estiver tropeçando com frequência, mesmo sem o uso de salto alto. 

Esquecimento: esquecer os nomes dos seus lugares favoritos ou nunca lembrar onde deixou as chaves, por exemplo, merece atenção especial.

Ansiedade ou choro em exagero: o baixo nível da vitamina B12 pode afetar a produção de serotonina e dopamina, que levam à ansiedade, mau humor e até mesmo à depressão. 

Falta de vitamina D

Fraqueza muscular, gripe recorrente, baixa imunidade, queda de cabelo excessiva, dificuldade para cicatrização são alguns dos sintomas. 

Doenças crônicas: além de diabetes, a falta da vitamina D está relacionada ao aumento da incidência de doenças cardíacas, pressão alta, câncer e artrite, por exemplo.

Pontos moeda