Saúde

Dieta do tipo sanguíneo: você sabe qual alimento é melhor para sua tipagem?

Eles influenciam na perda de peso e diminuição das doenças cardiovasculares

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
A dieta do tipo sanguíneo é indicada para quem quer perder peso. 

Não é ilusório. A dieta do tipo sanguíneo têm características particulares e muito eficazes para as pessoas. Com relação antropológica, ela possui características, que trazemos desde os homens das cavernas. Peter J. D'Adamo é o responsável por essa descoberta. No ano de 1996 ele publicou um livro- A Dieta do Tipo sanguíneo- com os alimentos que são mais indicados para cada tipagem sanguínea.

No livro ele aborda também os alimentos que são maléficos para o organismo, interferindo no bom funcionamento. De acordo com Peter, quando as pessoas seguem o cardápio publicado no livro, os benefícios para a saúde, como a perda de peso e a diminuição do desenvolvimento de doenças cardiovasculares são comprovados por meio dos exames laboratoriais.

Tipos Sanguíneo 

Foto: Divulgação
Carne de boi é a mais indicada para o grupo O.

O tipo O foi primeiro a surgir na evolução humana. Desde os primórdios, logo, possuem grande facilidade para a digestão de carnes e gorduras. Não sendo muito adepto ao consumo de frutas e sucos.



Foto: Divulgação/Pexel
Frutas e verduras são indicados para o grupo A, que surgiu na época agrícola. 

O tipo A, conhecido como o que surgiu na fase de desenvolvimento agrícola, não possuem tanta facilidade para a digestão de carnes e tem como indicação o consumo de frutas legumes e verduras, ou seja, é indicada uma alimentação mais voltada ao vegetarianismo. 


Foto: Divulgação / Pexel
Para o grupo B, os laticínios como queijos e manteigas são indicados. 


O tipo sanguíneo B, é um privilegiado, possui grande facilidade de digerir gorduras, laticínios, peixes, frutas e cereais.

Foto: Divulgação/ Internet
Tipo sanguíneo AB deve dar preferências para as hortaliças e abrir mão de gordura animal. 

O tipo sanguíneo AB, é uma mistura de miscigenações e considerado o tipo sanguíneo mais recente. Bem mais raro, com apenas 5% da população com este tipo sanguíneo em todo o mundo, possui uma certa dificuldade em digerir alimentos com excesso de gorduras saturadas e carnes em geral. Adapta-se bem ao consumo de frutas e verduras e também leite e derivados sempre desnatados. 

De acordo com a nutricionista Estela Reginatto, vários estudos que seguiram as indicações de alimentação para cada tipo sanguíneo, foi observado uma melhora significativa na saúde em todos os parâmetros e como consequência perda de peso. "Também podemos concluir que a alimentação do tipo sanguíneo é muito voltada aos alimentos naturais, assim, também podemos concluir que uma alimentação mais voltada para a natureza trará inúmeros benefícios à saúde de qualquer indivíduo".

Segundo a especialista, o fator RH (+/-) do sangue não influência em relação aos alimentos, apenas a tipagem. A nutricionista preparou quatro listas com os alimentos indicados para cada grupo. Para ter acesso, basta baixar a lista, que é gratuita:

Tipo O

2.65 KB
Baixar Arquivo

-

Tipo A

2.57 KB
Baixar Arquivo

-

Tipo B

2.62 KB
Baixar Arquivo

-

Tipo AB

2.57 KB
Baixar Arquivo


Pontos moeda