Saúde

Jovem de Guarapari com leucemia precisa de doadores de sangue

No próximo sábado (08), um micro-ônibus sairá da Secretaria de Saúde, em direção ao local de doação.

Foto: Divulgação
João Victor tem 22 anos e é estudante de educação física. Foto: Divulgação.


O estudante João Victor Souza Ávila ainda precisa de doações de sangue. O rapaz de 22 anos foi diagnosticado com leucemia e está internado desde o dia 24 de novembro no hospital Santa Casa, em Vitória. No próximo sábado (08), sairá um micro-ônibus da Secretaria de saúde de Guarapari, que está localizada próxima a Escola Ana Rocha Lyra.

A tia de João Victor, Adriana Ávila disse que o rapaz precisa do maior número possível de doações. “Quanto mais pessoas forem, melhor, porque o João tá precisando de plaquetas. Se 7 pessoas doarem, dá só uma bolsa de plaqueta”, informou.

Adriana contou que têm recebido ajuda de muitos lugares diferentes. “A gente tá recebendo mensagem de São Paulo, Serra, Itaperuna. Isso me emociona muito, pois a gente percebe que o ser humano tem amor ao próximo. As pessoas se doam, tem gente que nem conhece o João e está nos procurando”, enfatizou.

A família conseguiu o micro-ônibus pela prefeitura e agora está à procura de uma van para possibilitar que ainda mais pessoas doem. Até agora, 28 pessoas estão confirmadas.

O diagnóstico

A tia contou que a luta de João Victor começou quando no dia 15 de novembro, quando o jovem percebeu um caroço no pescoço. Após observar um inchaço nesse no local, o jovem procurou ajuda médica, quando foi direcionado para fazer uma tomografia. No exame, foram encontrados múltiplos linfomas, o que levou os médicos a o encaminharem para a biópsia e o internarem no dia 24 de novembro.

Adriana explicou que, por causa do tratamento, as plaquetas de João permanecem em baixa quantidade. “Ele precisa fazer 30 sessões de quimioterapia. Ontem (05), as plaquetas dele estavam em oito mil, sendo que o saudável é que estejam acima de 150 mil plaquetas”, explicou.

Os interessados em doar devem ligar para os telefones 99641-7936 (Adriana) ou para 99967-7701 (Fernanda).

Texto: Sara de Oliveira 

Pontos moeda