Saúde

Má alimentação e compressão do útero no sistema gástrico causam azia na gestação

Azia surge na gravidez devido alterações hormonais, que acabam retardando o tempo da digestão

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Bebidas gaseificadas são responsáveis por causar azia na gestação. 

A gravidez é um período mágico na vida de muitas mulheres. Mas também, representa uma época de mudanças hormonais, psicológicas e fisiológicas. Na gestação alguns desconfortos podem surgir e um dos mais comuns é a azia estomacal.

Ela surge na gravidez por conta das alterações hormonais, que acabam retardando o tempo da digestão. Outro fator que influencia para o surgimento da azia é a compressão que o útero faz no sistema gástrico, conforme o bebê vai crescendo.

A ginecologista e obstetra, Lorena Baldotto explica que mesmo sendo um fator relacionado a uma questão hormonal, a azia pode ser combatida. "Com algumas mudanças nos hábitos alimentares é possível aliviar o quadro e a queimação no estômago. Evitar alimentos fermentados é o primeiro passo para se livrar da azia", explicou a ginecologista.

Segundo Lorena, a gestante também precisa associar os alimentos bons para uma gravidez saudável. "Nada de consumir bebidas gaseificadas e refrigerantes. É importante dar prioridade para refrescos naturais e que não levam adição de açúcar, como suco de frutas. Vale lembrar as gestantes, que não é aconselhado ingerir líquido durante as refeições".

A especialista ainda ressalta sobre a importância de ter acompanhamento do médico ginecologista e se possível, de um nutricionista, que poderá montar um cardápio personalizado para as necessidades da gestante a partir dos exames clínicos.

Pontos moeda