Saúde

Micropigmentação têm recuperado autoestima de pessoas com problemas estéticos

Micropigmentação evoluiu e tem sido realizada para elevar a autoestima de quem tem estrias, olheiras, manchas e cicatrizes

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Vanessa Cabral
Técnica tem sido utilizada por homens para disfarçar a calvice. Produção no Studio Vanessa Cabral. 

É cada vez maior o número de pessoas que recorrem à micropigmentação não só para modelar as sobrancelhas, mas também para redesenhar os lábios, camuflar olheiras, estrias e falhas no couro cabeludo, disfarçar vitiligo e cicatrizes de modo geral elevando a autoestima.

De acordo com a dermopigmentadora Vanessa Cabral, uma das pioneiras na área no Estado, as olheiras, por exemplo, podem ser camufladas por até 4 anos. Realizada com o auxílio de uma máquina rotativa batizada de Neon Pen, uma espécie de caneta motorizada, a novidade implanta pigmentos para clarear a região abaixo dos olhos, como se fosse uma maquiagem. Segundo, Vanessa Cabral, que desenvolveu uma técnica exclusiva após estudos de colorimetria e métodos de aplicação, a sessão é rápida e praticamente indolor.

Foto: Divulgação
Técnica de camuflagem de olheiras. 

“A camuflagem de olheiras ilumina a região e previne manchas. São necessárias de duas a três sessões com durabilidade de até quatro anos, dependendo de cada pessoa e são utilizados pigmentos inorgânicos que permitem o bronzeado”, esclarece Vanessa.

Cuidados

Um dos principais cuidados após a técnica é evitar tomar sol na região por 10 dias e incluir o protetor solar na rotina diária de cuidados. Também é preciso evitar banhos de mar e piscina por alguns dias. Maquiagem na região só pode ser feita depois da cicatrização completa.

Vanessa ainda faz um alerta para quem deseja se submeter ao procedimento: “É importante pesquisar bem e pedir indicações e referências de profissionais qualificados, que tenham bom embasamento teórico e prático”.

Técnica disfarça estrias

A camuflagem de estrias brancas também pode ser realizada pelo procedimento. Também realizada pela Neon Pen, a numeração da agulha é escolhida de acordo com o tipo de estria e também é realizado um teste de similaridade para identificar o tom exato da pele e da tinta a ser usada nas estrias com um instrumento próprio, o Pantone-Capsure. 

Segundo Vanessa Cabral, tudo isso é necessário para garantir mais naturalidade ao procedimento. Já a técnica de camuflagem de manchas acrômicas/vitiligo, permite disfarçar a diferença de coloração dos tons da pele, aplicando pigmentos no tom mais próximo possível, com o objetivo de alcançar a harmonia da coloração do tecido. Para clientes com vitiligo, é necessária autorização médica para realização do procedimento.

Tricopigmentação para disfarçar calvície

A micropigmentação capilar ou tricopigmentação é uma alternativa que tem sido usada por homens e mulheres para disfarçar a calvície. A técnica consiste em pigmentar o couro cabeludo, criando uma “ilusão” de fios, mudando significativamente o visual. “É utilizada uma técnica específica para couro cabeludo, onde é simulado o folículo capilar, levando em consideração o tipo de calvície, tonalidade do pelo, da pele e até mesmo a forma como usualmente a pessoa usa o cabelo. O procedimento devolve a autoestima ao cliente”, explica.

Dependendo da extensão da área o procedimento pode demorar de 1 a 3 sessões, com aproximadamente 2 horas em média, com retoques anuais.

Procedimentos 

Olheiras – técnica exclusiva desenvolvida por Vanessa Cabral, a micropigmentação nas olheiras ilumina a região e previne manchas.

Estrias – camufla estrias brancas com um tom bem próximo da pele.

Vitiligo, manchas e cicatrizes – é possível camuflar pequenas manchas acrômicas (sem cor), vitiligo (já estabilizado) e cicatrizes.

Sobrancelhas - tem a finalidade de corrigir falhas, melhorar e modelar o desenho da região.

Olhos - é realizado um realce na parte superior dos cílios, como um delineador, ou na parte inferior, como um lápis de olho.

Lábios – redefine o contorno e preenche os lábios com o objetivo de corrigir e ressaltar o formato, além de reforçar a cor.

Aréola – chamada de micropigmentação paramédica, o procedimento beneficia mulheres que passaram por uma mastectomia e buscam a simetria da aréola, recuperando a autoestima.

Couro cabeludo – indicada para camuflar regiões onde há queda de cabelo.

Pontos moeda