Saúde

Não existe bronzeador que não agrida a pele, todos são nocivos, alerta especialista

Os raios solares são considerados umas das causas principais do aumento nos índices de tumores de pele entre a população brasileira

Foto: Divulgação
Especialistas alertam que o recomendando é não se expor ao sol. Fatores de proteção como chapéus, óculos de sol, protetor solar e labial são indispensáveis. 

O bronzeamento de pele é comum durante o verão. Muitas pessoas aproveitam os dias ensolarados para conquistar a famosa "marquinha de biquíni". Os óleos bronzeadores são aliados de quem quer ativar a melanina, mas a prática requer um alerta: as doenças de pele que podem surgir. Alergias, dermatites, úlceras, feridas e até mesmo o pior tipo de câncer de pele, o melanoma.

Os raios solares são considerados umas das causas principais do aumento nos índices de tumores de pele entre a população brasileira.  A oncologista clínica do Cecon, Virgínia Altoé Sessa, explica que utilizar um produto para acelerar a pigmentação da pele, agiliza o processo de surgimento das células cancerígenas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele em 2018, número que corresponde a 33% de todos os casos de tumores malignos no Brasil. "O ideal é proteger a pele contra os raios solares e não coloca-la em exposição para ser bronzeada, isso é errado, as pessoas precisam entender isso. Não existe bronzeador seguro ou benéfico para a saúde. O correto é passar protetor solar, usar óculos de sol, chapéu, hidratante labial e roupas com filtro solar, que já são disponibilizadas pelo mercado", informou a oncologista.

A especialista ainda aconselha às pessoas procurarem um dermatologista para que ele possa analisar o tipo de pele da pessoa, e receitar o filtro solar apropriado com a necessidade de cada um. "Protetor solar é individual, existem peles que são mais oleosas que outras, por isso é sempre bom consultar o especialista".

Virgínia ainda alerta as pessoas que trabalham em frente ao computador. "Tem gente que pensa que só porque trabalha em local fechado não está correndo risco, mas a verdade é que a luz de vídeo causa danos a pele como o surgimento do câncer e o envelhecimento. Por isso, aconselho essas pessoas a usarem filtro solar com cor. É preciso lembrar também, que não é só na praia que a pessoa está exposta ao sol. Nas ruas, no ponto de ônibus, na ida a padaria e até mesmo dentro do carro estamos sujeito a incidência dos raios solares", finalizou.






Pontos moeda