Saúde

Quadros infeciosos são comuns em crianças durante as férias

Consumo de alimentos não saudáveis são responsáveis por gastroenterite, vômito e diarreia

Foto: Divulgação
Procure ajuda médica se a criança apresentar sintomas como febre, vômito, diarreia, bolhas ou feridas na pele. Não faça uso da automedicação.

Faltam poucos dias para o início do verão e, com a chegada da estação mais quente do ano, as férias fazem a alegria da garotada. Mas, se por um lado a alta temporada traz dias de muita diversão, por outro chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados para proteger a saúde das crianças.

Segundo a pediatra da clínica GlobalMed Vitória, Sandra Amorim, é bastante comum nessa época do ano crianças apresentarem quadros de gastroenterite causada pela alimentação inadequada. “No verão, atendo muitas crianças no consultório com vômito e diarreia, geralmente provocados pelo consumo de alimentos que não são saudáveis”. 

Frituras, refrigerantes, mariscos, alimentos condimentados com maionese e excesso de doces devem ser evitados, principalmente quando levar as crianças à praia, recomenda a especialista. A pediatra alerta que, devido às altas temperaturas, a comida pode estragar mais rápido e muitos alimentos comercializados em praias e barracas ficam sem refrigeração adequada. “O melhor é dar preferência às frutas, sucos naturais, água de coco e não esquecer de dar bastante água. Hidratação é muito importante”. 

Levar as crianças com menos de um ano a lugares fechados e com grande movimentação é outro hábito que deve ser evitado, segundo a médica.

“Igrejas lotadas, shoppings e outros ambientes fechados e com muita gente circulando são prejudiciais aos bebês. É comum nessa fase as crianças desenvolverem bronquiolite, que pode se agravar com o passar do tempo. E levar crianças pequenas para lugares fechados e lotados é sempre um risco para contrair o vírus da doença”, explicou a especialista.

Confira outras recomendações

Banhos: Pode dar vários banhos por dia na criança, especialmente quando ela estiver desconfortável por causa do calor. A água não precisa estar gelada, mas deve estar mais fria do que morna.

Repelentes: Não é recomendado usar repelente em crianças menores que um ano, pois pode provocar alergias e irritações. Para evitar picadas de insetos, o ideal é deixar a casa ventilada durante o dia e fechar à noite e fazer uso do cortinado no berço do bebê.

Filtro solar: Quando usar em crianças menores de um ano, optar pelos produtos ideais para a idade e de marcas confiáveis. O filtro solar é muito importante para proteger as crianças de qualquer idade.

Praia e piscina: Evitar o excesso de sol, principalmente no horário entre 10 da manhã e 4 da tarde. Muito cuidado também com a alimentação e fique de olho nas crianças na água devido ao risco de acidentes e afogamentos. Os pequenos são muito curiosos e é preciso redobrar a atenção.

Roupas: Evite deixar seu filho com a roupa úmida por muito tempo. Há germes que aproveitam a umidade para se proliferar, provocando diversos problemas de pele. 

Pontos moeda