Saúde

Síndrome do viajante: doença que atinge o sistema circulatório

É uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias

Foto: Divulgação
Quando diagnosticada cedo, a doença pode ser tratada com medicamentos via oral ou com injeções.

Muitas pessoas aproveitam o período de férias para viajar. Além da preocupação com a organização da viagem, também é necessário se preocupar com a saúde porque em viagens longas, seja de carro, avião ou ônibus, é preciso programar paradas e quando não for possível, alguns exercícios de alongamento para ativar a circulação devem ser feitos.

Um problema grave, que pode prejudicar a viagem é o surgimento da trombose venosa profunda, uma doença do sistema circulatório que é muito conhecida como a Síndrome do Viajante, pois acomete pessoas que ficam numa mesma posição por longos períodos. Os principais sintomas podem ser inchaço, dores e sensação de queimação.

“É uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração”, explica o cirurgião vascular José Marcelo Corassa.

Muitas pessoas podem até notar uma coloração diferente na região afetada. Portanto, não ignore esses sinais, procure um cirurgião vascular o quanto antes. A trombose pode evoluir e a embolia pulmonar é uma das mais graves complicações, pois ela pode causar a morte do paciente.

“Vai viajar por muitas horas? Faça alguns alongamentos, caminhe por alguns minutos e, se possível, use meias elásticas para favorecerem a sua circulação”, indica Corassa. 

Quando diagnosticada cedo, a doença pode ser tratada com medicamentos via oral ou com injeções. “O médico indicará qual será o melhor para cada caso”, completou o especialista. 

Exercício

Ativar a circulação durante a viagem é muito importante para a saúde do passageiro. Alguns exercícios simples vão ajudar a saúde vascular:

. Movimente os pés e as pernas enquanto estiver sentado;

· Faça círculos com o tornozelo (erga os pés e desenhe círculos no ar); 

· Com os pés no chão, faça o movimento de meia ponta (erguendo o calcanhar) para ajudar no bombeamento do sangue;

· Alongue seu corpo;

· Caminhe a cada hora, por alguns minuto.

Pontos moeda