Saúde

Conheça a doença crônica comum entre a população idosa

O diagnóstico é feito por um neurologista e o tratamento acompanhado por uma equipe multidisciplinar

Foto: EBC

Com a chegada do envelhecimento, o corpo humano pode apresentar inúmeras enfermidades. Entre elas, o mal de Parkinson, comum em indivíduos com mais de 60 anos. A doença, degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva, é causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor, (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas).

A dopamina é responsável pelos movimentos voluntários do corpo de forma automática. De acordo com o fisioterapeuta Walter Luan, "é comum que os idosos saudáveis percam as células nervosas com o passar do tempo. No entanto, em algumas pessoas esse processo é muito mais rápido, ocasionando a doença", afirma.

Apesar das constantes pesquisas, não se pode comprovar por que isso ocorre. Mas é possível ficar atento aos sinais. Nesse sentido, o especialista alerta para alguns sintomas comuns, "tremores, acinesia ou bradicinesia (lentidão e diminuição dos movimentos voluntários), rigidez (enrijecimento dos músculos, principalmente no nível das articulações) e instabilidade postural (dificuldades relacionadas ao equilíbrio, com quedas frequentes)", completa o fisioterapeuta.

O diagnóstico é feito por um neurologista e o tratamento acompanhado por uma equipe multidisciplinar que inclui medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, suporte psicológico e nutricional, e atividade física. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo o prejuízo funcional decorrente da doença que é crônica, ou seja, não tem cura.

Pontos moeda