Saúde

Doenças respiratórias também atacam no verão

Durante o verão também são comuns viagens para casas de veraneio que passam muito tempo fechadas, acumulando poeira, mofo e ácaros

Foto: Pixabay

O verão está chegando e muita gente acha que as doenças respiratórias não são um problema nessa estação. Mudanças bruscas de temperatura, a intensificação do uso do ar condicionado e chuvas em excesso podem desencadear casos de asma, rinite, sinusite e bronquite.

A médica pneumologista Jéssica Polese afirma que o ar condicionado é um dos grandes vilões da saúde respiratória. As variações de temperaturas aumentam a possibilidade de inflamação dos brônquios e o aparelho resseca o muco protetor deixando as vias aéreas mais vulneráveis. “A hidratação é muito importante para amenizar esse problema. Além de beber pelo menos dois litros de água por dia, recomendo aos meus pacientes que lavem as narinas com soro fisiológico”, explica a especialista. Outro problema relativo ao ar condicionado é a falta de higienização correta, que favorece a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

Durante o verão também são comuns viagens para casas de veraneio que passam muito tempo fechadas, acumulando poeira, mofo e ácaros. “Essas condições favorecem as crises de rinite alérgica, por isso o ideal é fazer a higienização do local antes”, aconselha a médica. Roupas de cama e de banho devem ser lavadas e, se for possível, é indicado deixar colchões e travesseiros no sol.

Como a estação é uma das mais chuvosas do ano, a umidade excessiva pode favorecer o aparecimento de mofo nas paredes e armários. “O mofo agrava os casos de asma e o contato recorrente com focos de bolor pode causar até infecções. Crianças e idosos são ainda mais suscetíveis à doença e precisam de cuidados extras”, diz Jéssica Polese.

Dicas para evitar as doenças respiratórias:

- Beba bastante água para manter o organismo hidratado;

- Pessoas que já possuem problemas respiratórios devem evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e locais com mofo e poeira.

- Mantenha a casa sempre limpa;

- Evite locais aglomerados e fechados.

Pontos moeda