Saúde

Equipe médica realiza primeira cirurgia de próstata a laser do Espírito Santo

Entre as vantagens dessa técnica estão a alta precoce, a menor chance de sangramento e a baixa possibilidade de complicações pós-operatórias

Foto: Divulgação/Hospital Santa Rita

A primeira cirurgia de próstata a laser do Espírito Santo foi realizada na última quarta-feira (11), pela equipe de urologia do Hospital Santa Rita, em Vitória. O procedimento foi o escolhido para tratar a hiperplasia prostática, que é o aumento benigno do tamanho da próstata. O paciente operado tem 73 anos de idade, passa bem e teve alta hospitalar nesta quinta-feira (12).

O uso dessa tecnologia foi viabilizada por meio de parceria do Hospital com a CentralMed e a Boston Scientific. Entre as vantagens dessa cirurgia, explica o urologista José Antônio Penedo Prezoti, estão a alta precoce (em cerca de 24h após o procedimento), menor chance de sangramento, menor possibilidade de complicações pós-cirurgia e mais comodidade para o paciente.

Hiperplasia prostática

A hiperplasia prostática atinge cerca de 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos de idade. Na faixa entre 70 e 80 anos, essa taxa chega a 80%. A próstata, normalmente, possui o tamanho de uma noz, mas pode ficar tão grande quanto uma bola de tênis.

Esse crescimento pode comprimir a uretra, diminuindo seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina. A urina estagnada, por sua vez, favorece o aparecimento de infecções e de cálculos renais.

Principais causas

A causa exata não é conhecida, mas envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, história familiar e alterações genéticas.

Sintomas

Os sintomas surgem quando a próstata aumentada bloqueia o fluxo de urina. Primeiro, surge a dificuldade urinar e, quando consegue, sente como se não tivesse urinado o suficiente. Como a bexiga não se esvazia completamente, é necessário urinar com mais frequência, geralmente durante a noite.

A necessidade de urinar também pode se tornar mais urgente (a vontade surge repentinamente, e não aos poucos). O volume e a força do fluxo podem diminuir notavelmente e a urina ficar gotejando ao final da micção.

Diagnóstico

Ao sentir os primeiros sintomas, é importante procurar um médico urologista. Ele irá fazer o exame de toque retal para verificar se a próstata está aumentada. Podem ser solicitados exames complementares, como:

- Exames de sangue, ureia e creatinina, que permitem avaliar a função renal;
- PSA (antígeno prostático específico), para facilitar a avaliação de possíveis tumores de próstata;
- Urina tipo I para avaliar a presença de sangue ou infecção urinária.
- Exames de imagem, como a ultrassonografia, que permite avaliar a forma e a densidade da próstata, bem como a presença de resíduo elevado de urina na bexiga após a micção.
Pontos moeda