Saúde

Mortes causadas pela dengue mais que dobra em um ano no Espírito Santo

Além disso, a quantidade de notificações da doença até o dia 7 deste mês é quase cinco vezes maior do que o total registrado em todo o ano passado

Foto: internet
O período mais crítico da doença neste ano ocorreu entre o final de maio e o início de junho.

Mais de 78 mil casos de dengue já foram registrados no Espírito Santo em 2019, o que resultou na morte de 41 pessoas. Os números são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e são referentes ao 49º boletim epidemiológico da doença, cujos dados foram contabilizados até o último dia 7.

De acordo com a Sesa, o número de notificações até o início de dezembro deste ano (78.022) é quase cinco vezes maior do que o registrado em todo o ano passado, quando foram contabilizados 16.338 casos. Já a quantidade de mortes mais que dobrou em relação a 2018, quando 18 mortes foram registradas.

O período mais crítico da doença neste ano ocorreu entre o final de maio e o início de junho. Entre os dias 26 de maio e 8 de junho, a Sesa recebeu 8.498 notificações das prefeituras municipais — 4.159 casos em uma semana e 4.339 na seguinte.

Já a incidência de dengue em 2019 foi de 1.964,11 casos por 100 mil habitantes até o dia 7 de dezembro. Entretanto, nas últimas quatro semanas, nenhum município capixaba registrou alta incidência acumulada da doença (quando são registrados mais de 300 casos por 100 mil habitantes).

Nesse período, a cidade que apresentou a maior incidência foi Boa Esperança — 240,3 casos por 100 mil habitantes, considerada média. Outros 24 municípios tiveram incidência zero nas últimas semanas: Águia Branca, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Ibitirama, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Pontos moeda