Saúde

Trabalhar aos domingos pode aumentar nível de estresse, afirma psicóloga

No mundo todo, 30% dos trabalhadores ocupados sofrem com transtornos mentais e comportamentais, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Foto: Divulgação/Pexels

O trabalho aos domingos pode levar ao aumento do nível de estresse e predispor o trabalhador a doenças, segundo a psicóloga Camila Soares, especialista em psicologia organizacional e diretora-executiva do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Organizacional Recriar.

“A falta de respeito a esse tempo de descanso vai gerar um alto nível de estresse, que provoca a somatização, ou seja, se manifesta fisicamente na forma de dores de cabeça, musculares e pressão alta, que pode levar a doenças cardíacas”.

Por sua vez, Tatiane Paschoal, doutora em psicologia social, do trabalho e das organizações pela Universidade de Brasília (UnB), pondera que o impacto dessa mudança na saúde depende de como a empresa vai negociar essa questão e quais recompensas o funcionário terá. “Se isso significar falta de descanso, de tempo com a família e sobrecarga, o resultado para o trabalhador será negativo. Mas, não necessariamente essa medida gera uma condição pior”, avalia.

Em maio deste ano, a síndrome de burnout foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resultado de “um estresse crônico no trabalho que não foi administrado com êxito".

Com informações do Portal R7!

Pontos moeda