Saúde

Vacinação contra o sarampo continua disponível em todas as unidades de saúde do ES

Até a quinta-feira (05), a Secretaria da Saúde (Sesa), registrou um total de 289 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo

Foto: Divulgação

Continua disponível em todas as unidades de saúde do Espírito Santo a vacina contra o sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo terminou no último sábado (30), porém ainda há tempo para se imunizar contra a doença.

A dose da vacina é destinado para pessoas com 6 meses a 49 anos, desde que nunca tenham sido vacinadas ou com o cartão de vacinação incompleto. Bebês de seis meses a menores de 1 ano devem receber a dose zero. A partir dos 12 meses, a criança recebe a primeira dose da vacina tríplice viral e aos 15 meses, a segunda dose.

De acordo com o calendário de imunização, quem tem entre 1 e 29 anos deve ter duas doses da vacina com o componente sarampo. Já quem tem entre 30 e 49 anos, deve ter uma dose da vacina.

Dados do sarampo

Até a quinta-feira (05), a Secretaria da Saúde (Sesa), registrou um total de 289 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo. Desses, 282 casos foram descartados, dois foram confirmados e cinco seguem em investigação.

A doença

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade e sua transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Pontos moeda