Disfunção sexual masculina: o que é e por que acontece?

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS) o significado de disfunção erétil ou impotência sexual masculina corresponde à incapacidade persistente ou recorrente para alcançar e/ou manter uma ereção suficiente para uma atividade sexual satisfatória. Considera-se como primária caso se apresente logo desde as primeiras relações sexuais e secundária caso surja em indivíduos que tenham tido previamente uma boa função erétil.
Um dos maiores receios dos homens é sofrer algum tipo de disfunção sexual e ter o desempenho durante a relação íntima comprometido. Elas podem estar relacionados não só a doenças físicas ou metabólicas mas também a condições psíquicas com estresse, cansaço, preocupações e que tem aumentado muito nos últimos anos, ou seja, a função sexual masculina normal se baseia nas interações saudáveis entre os sistemas psicológico, neurológico, hormonal e vascular.

São considerados disfunções masculinas o impulso sexual (libido), a capacidade alcançar ou manter uma ereção (disfunção erétil ou impotência), capacidade de ejacular e capacidade de atingir o orgasmo.

Quando algum homem apresenta algum tipo de disfunção sexual ele pode ter problemas como disfunção erétil, alteração na libido e ejaculação precoce ou atrasada.

As principais causas estão relacionados a fatores endócrinos, ou seja, hormonais, como redução dos níveis de testosterona e/ou metabólicos como presença de diabetes melitus, hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade ou sobrepeso, apneia do sono, entre outros. Fatores neurológicos como lesões no sistema nervoso central e periférico, seja devido à presença de tumores ou por trauma também podem levar a um comprometimento da função sexual. Outras causas encontradas são traumas pélvicos e fatores psicológicos. Você sabia que 10% dos casos de disfunção sexual tem fatores emocionais como causa? Pois, bem! É verdade! A depressão (bem como as medicações usadas em seu tratamento), o estresse e a ansiedade são alguns desses fatores. Por isso é tão importante mantermos o corpo saudável, mas a mente também!

O tratamento vai depender do tipo de disfunção diagnosticada e a sua causa. Em todas elas mudança de estilo de vida como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, praticar atividade física e alimentar-se de forma saudável são imprescindíveis.

A disfunção sexual masculina está presente na vida de 10 a 20% dos homens, portanto um problema de saúde muito comum em nosso país, por isso deve ser diagnosticada e tratadas de maneira adequada para permitir que haja uma melhora da qualidade de vida desses pacientes.

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni