Férias escolares: como comer de maneira saudável com a família fora de casa?

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Em época de férias escolares e muitas viagens temos uma preocupação no que devemos ou não comer para manter a boa forma e não perder o hábito de vida saudável, não é mesmo? E também não quer dizer que comer fora é sinônimo de comer besteira, certo? É possível sim, comer fora de casa e ainda assim manter uma alimentação saudável e manter o prazer da alimentação. Devemos lembrar que a alimentação fora de casa está cada vez mais comum no Brasil, e essa mudança de hábitos deve-se em grande parte a uma rotina intensa com horários cada vez mais apertados para alimentação.

De acordo com informações do IBGE, cerca de 32,8% dos brasileiros, ou seja, um terço da população se alimenta fora de casa. É preciso, portanto, atentar para que ao consumir alimentos fora de casa fiquemos atentos a qualidade de preparo e equilíbrio nutricional o que promove uma dieta balanceada e rica em nutrientes.

Em casa, após comprar os produtos no supermercado é possível selecionar e cozinhar os alimentos de acordo com os objetivos da dieta. Na rua a escolha pode não ser tão fácil e de fato não é, o que faz com que muitas pessoas corram risco de se alimentar mal e prejudicar a saúde e quando isso se transforma em uma rotina é que mora o perigo. Portanto, ter disciplina em relação á alimentação fora de casa é regra fundamental.

Vale ressaltar que uma alimentação saudável deve conter alimentos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras e fibras e estar adaptada a hábitos e preferencias individuais.

Abaixo seguem algumas dicas:

-Em churrascarias: prefira carnes mais magras, por ex: baby beef, filé mignon, alcatra, lagarto, coxão mole, frango e peixes em geral; monte um bom prato de salada com folhas variadas.

Evite: petiscos á base de frituras e queijos gordurosos, coração, linguiça, pernil, picanha, costela.

-Em restaurantes de massa prefira: massas sem recheios, massas simples ou recheios mais leves como ricota, espinafre, cogumelos. Em relação aos molhos, prefira tomate e evite molho branco com creme de leite e manteiga.

Evite sempre que puder as entradas a base de pães, frituras como acompanhamento e queijo ralado em excesso.

-em restaurante Self-Service: fique atento ao peso do prato! Evite ultrapassar 400-500gr.

Dica: comece com salada e prefira carnes grelhadas sem gordura e sem pele, sem molhos e sem recheios. Evite também sobremesas, mas caso não consiga, preferir as frutas.

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni