Quimioterapia sem perda do cabelo é a nova realidade das pacientes com câncer de mama

Foto de Dra. Danielle Chambô
Dra. Danielle Chambô

Hoje fazer quimioterapia não e mais sinônimo de perda do cabelo. Esta afirmativa já era uma realidade para as pacientes do sistema privado, mas ainda era um sonho distante para as pacientes do SUS.

Isto e possível através do uso de uma touca térmica que resfria o couro cabeludo e promove uma vasoconstrição nesta região, fazendo com que o medicamento não chegue ao bulbo capilar e assim não haja perda de cabelo. As primeiras toucas eram feitas com gelo, o que causava muito desconforto e varias pacientes desistiam de utiliza-la. Hoje uma nova tecnologia mantém o resfriamento constante do couro cabeludo sem o gelo e, com isso, apresentando maior eficacio e aderência das pacientes Graças a uma campanha de iniciativa de médicos e empresários, o @juntospelamama foi possível adquirir este novo equipamento e disponibiliza-lo, inteiramente de graça as pacientes do SUS na Santa Casa de Vitória.

A princípio você pode achar muito fútil a preocupação com o cabelo durante o tratamento, mas a perda do cabelo foi um dos principais motivos de abandono do tratamento. Além disso, ficar estigmatizado pela doença traz um profundo descontentamento.

Manter a auto estima e não precisar dividir com o mundo o seu problema fazem muita diferença, não só na aderência da paciente no tratamento mas também no seu resultado.

Foto de Dra. Danielle Chambô

Dra. Danielle Chambô

Médica. Mastologista e Imaginologista Mamária. @danichambo