Dez 2018
5

ANDREA PENA Coluna Social

Dez 2018
5

ANDREA PENA Coluna Social

Pedra Azul

A voluntária do Grupo Coração Azul Anginha Gomes em passeio com os alunos do artesanato do Projeto Turma, no Quadrado de São Paulinho, em Pedra Azul. A Escola de Bordados em Venda Nova Tutte Mani oferece cursos gratuitos que resgatam técnicas e pontos da região. O artesanato dá sustentabilidade à própria escola (aluguel do espaço, custo com pessoal e material). Mas o estoque está baixo e precisa de doações.

Wish List Natal

Referência em mobiliário para área externa, produzindo sua própria corda náutica e há mais de 25, a Tidelli resolveu deixar a sua gama de produtos ainda mais completa e apresenta uma linha de acessórios que conversam com todas as peças da marca e são ótimas opções de presentes. A coleção 2018/ 2019 já desembarcou na Tidelli Vitória, ao lado da Stampa. Entre as novidades, bandejas, cestos, bowls, abajures, luminárias, porta talher, vasos e jarros em corda náutica. As almofadas flutuantes prometem ser as queridinhas da estação. Lindo demais!

Bogotá-SP-Vix

Amanhã, dia 6, no Golden Tulip, o Encontro Internacional Empresa + Comunidade. Organizado pela Fundação Otacílio Coser, vai reunir diretores de empresas de médio e grande porte da Grande Vitória para formar uma rede de estímulo ao empreendedorismo e de apoio aos negócios sociais de impacto no Estado. Margareth Florez, diretora executiva da RedEAmérica (que conta com mais de 80 fundações e instituições de toda a América Latina) fará palestra. Ela veio de Bogotá para divulgar essa causa em São Paulo e em Vitória e falará sobre a importância das comunidades sustentáveis.

Dia do Voluntariado

No Dia Internacional do Voluntariado, hoje, o Instituto Jutta Batista da Silva  tem muito o que comemorar: a entidade conta com uma ampla rede de solidariedade formada pelos mais diversos atores da sociedade, reunindo desde artesãos a executivos de grandes empresas capixabas. Tamanha contribuição tem permitido à instituição desenvolver importantes projetos de assistência social em 11 municípios da região Serrana do Estado. Ao longo dos últimos 35 anos, o IJBS promoveu a construção de 18 obras sociais, por meio do trabalho árduo das artesãs e demais voluntários que abraçam a causa.

Palácio Anchieta

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira, o governador Paulo Hartung e o diretor-geral da Rede Vitória, Fernando Machado na entrega do Prêmio Ecologia 2018, ontem. O prêmio, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e apoio da Rede Vitória, tem como missão reconhecer e incentivar pesquisas, projetos, atividades e obras desenvolvidos na área socioambiental do Espírito Santo.

Natal lírico

Os cantores líricos Alessandro Santana e Natércia Lopes cantaram na inauguração da iluminação natalina da orla de Vila Velha, no último fim de semana. O concerto, que já faz parte da programação da cidade, foi recheado de músicas que celebram o natal, a união e o nascimento de Jesus. Quem esteve presente cantou junto e se encantou com as canções natalinas.

Sedentarismo é pior que cigarro

Por Schariff Moysés*

O cigarro é um dos piores hábitos para a saúde do ser humano, mas um estudo publicado pela revista médica norte-americana Jama Networ Open aponta que o risco de mortalidade associado ao sedentarismo é maior que os fatores de risco pelo tabagismo. Por isso, os pesquisadores alertam que o sedentarismo deveria ser considerado uma doença, para que as pessoas tivessem consciência da importância da atividade física. Sempre reforço com meus pacientes a necessidade de manter hábitos saudáveis e isso inclui eliminar o cigarro, diminuir o consumo de álcool, fazer atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada, evitar o estresse e, é claro, fazer check-ups anuais. A prevenção continua sendo o melhor jeito de evitar doenças.

*Schariff é médico cirurgião cardiovascular

Hi-Lights

Meu amigo Hélio Dorea segue com sua inseparável Regina para para o Hotel Iguazu, na Argentina, para comemorar aniversário de casamento, 57 anos! Com eles, os amigos Aylmer e Maria Luiza Chieppe, com quem ele gosta de jogar pôquer. Diz que raramente ganha, mas, como se diz, “azar no jogo, sorte no amor”. No caso dele, décadas de sorte!

Para quem vai a Foz, HD recomenda um dia no Magazin Monalisa, um oásis no lado paraguaio. Ali ele faz compras e almoça. Só lamenta que o Brasil proíba o jogo. Neste hotel, por exemplo, 95% dos hóspedes são brasileiros. “Caribe, Punta, Peru, Paraguai, Argentina… Estamos cercados de cassinos e vamos gastar dinheiro lá fora”, observa.

Depois de gravar uma participação na novela “Jesus”, da Record, Kaio Antunes, ator mirim capixaba de nove anos, aproveita as férias para fazer um workshop com a atriz e diretora Andrea Avancini, no Rio. Em seguida, gravará um curta com Hamsa Wood – um dos diretores da próxima novela da Record, Jezebel – do Web Show Acelerados.

José Henrique Neffa, sempre a postos em seu supermercado, passará Natal e réveillon aqui. “Por muitos anos passei a virada no Alice Hotel depois de trabalhar até tarde, já que é época de movimento pra gente. Não dá pra viajar, mas estou acostumado”. Brasil que eu faço!

Também da série “Brasil que eu faço”, Walace Menezes chegou do último módulo de “PhD em cabelos” da Keune Academy, em Curitiba, e trabalhou o domingo todo no salão. As clientes estão disputando a tapa um horário em sua agenda para ficar loira antes das festas de fim de ano.

É hoje o lançamento da coleção Crenças, de Emar Batalha, que vem de Sampa para receber as convidadas ao lado de Simoni Balarini, Alê Nunes e Graça Cardoso. Na bagagem, EB traz chocotones feitos por ela. Prendadíssima!

Lilia Mello, que angaria fundos para a escola de bordados Tutte Mani, faz um pedido: em sua lista de presentes de Natal, inclua ao menos um que seja solidário. Vale lembrar que a lojinha de artesanatos dos alunos e voluntárias está abre dia 8, no Shopping Vitória, ao lado da Camicado.

A talentosa Aline Carneiro marca presença neste sábado, dia 8, na última edição de 2018 do projeto Ipê Portas Abertas, na Praia do Suá, com suas telas e peças de porcelana pintadas à mão cheias de afeto. O evento colaborativo reúne artistas e marcas capixabas em um dia de arte, cultura, moda, gastronomia e boa música.

Apolo Rizk estará com a sua Contauto no 5º Telefeirão de Gigantes que acontecerá em Guarapari. O evento acontecerá no Sesc, nos dias 7,8 e 9 de dezembro. Sexta e sábado das 9h às 19h e domingo das 9h às 16hrs.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.