Fev 2019
13

ANDREA PENA Coluna Social

Fev 2019
13

ANDREA PENA Coluna Social

Judiciário

Simone Bretas, esposa do palestrante, e Daniela Agapito na aula inaugural da Esmages, com o tema “Colaboração Premiada”, do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio.

 

Trend Alert

A produção de bicicletas avançou 15,9% em 2018 e as cidades. Conectada, a Lorenge avalia que, para cada ciclista, haverá um veículo individual a menos circulando. Seus empreendimentos vêm com bicicletários internos, além de vagas nas calçadas e sistema de compartilhamento (bike sharing). Outra solução sustentável são os empreendimentos de uso misto, que reúnem moradia, trabalho e entretenimento, como o Facilità Camburi, Facilità Bento Ferreira e Spazio Moreira Lima.

Justiça avança

Em sua passagem por Vitória, o juiz federal Marcelo da Costa Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio, defendeu corte de privilégios, como o foro privilegiado e o fortalecimento da Operação Lava Jato e falou sobre os avanços na sociedade brasileira. Disse que a colaboração premiada é um dos instrumentos atuais que possibilitam a atuação do Judiciário no combate à corrupção; e que a sociedade vem acompanhando a mudança que vem sendo realizada pelo Judiciário e pelo Ministério Público. Bretas ganhou fãs pelo Brasil e ficou conhecido como o juiz que prendeu o ex-governador Sérgio Cabral e o empresário Eike Batista.

Projeto Moro

Será nesta sexta o Ciclo de Debates – “Projeto de Lei Anticrime proposto pelo ministro Sérgio Moro”, das 14h às 17h, no Salão Nobre do TJES. O organizador do evento, o juiz Carlos Eduardo Lemos, avalia: “O projeto é muito complexo, altera 14 leis e merece uma análise profunda por parte dos operadores de direito, como juízes e promotores. O objetivo desse ciclo de palestras é acolher sugestões de aprimoramento de forma a trazer avanços reais e significativos para efetividade da justiça”, explica o magistrado. A realização é da Amages e Esmages com o apoio Tribunal de Justiça do Espírito Santo e da Associação Espírito-Santense do Ministério Público.

VSF 2019

Italla Monti e Solana Marianelli prestigiaram a abertura da Vitória Stone Fair, ontem. Foto: Camilla Baptistin

Esmages

O presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), o juiz estadual Daniel Peçanha Moreira, e o palestrante, o juiz federal Marcelo Bretas, que proferiu palestra em Vitória sexta-feira.

Check-up: Dimensões de Brumadinho

Por Schariff Moysés*

Estamos vivenciando, desde o último dia 25 de janeiro, os desdobramentos da tragédia com o rompimento de uma barragem em Brumadinho. As inúmeras vítimas, direta ou indiretamente afetadas pelo ocorrido, estão passando por situações de estresse extremo, raiva, angústia, frustração… Sentimentos que precisam ser observados e acompanhados por profissionais de saúde. Além de cuidar da saúde mental, a recomendação é que todas as pessoas que tiveram contato com a lama fiquem de olho nos sinais de intoxicação: náusea, vômito, dores de cabeça, diarreia, dores no corpo, coceira ou manchas vermelhas na pele estão entre os sintomas. Além disso, doenças infectocontagiosas também devem aparecer, entre elas leptospirose, febre amarela e dengue. Fique de olho nos sintomas e procure ajuda médica!

*Schariff é médico cirurgião cardiovascular.

Hi-Lights

O governador Renato Casagrande e a primeira dama, Virgínia, abriram as portas da residência oficial na Praia da Costa segunda-feira, em celebração ao dia de Nossa Senhora de Lourdes. No local, há uma gruta dedicada à santa, construída em meados dos anos 80, durante o governo de Eurico Resende e a pedido de sua esposa, Maria Resende, sempre religiosa e muito devota à Virgem.

Cerca de 20 pessoas, entre familiares e amigos, participaram do coquetel, organizado pela cerimonialista Hilda Cabas.Também estiveram presentes o neto do ex-governador Eurico, Claudio Resende, e a esposa, Eduarda Buaiz.

Depois da palestra sexta-feira, magistrado Marcelo Bretas esticou o final de semana em Vitória, acompanhado pela esposa, SImone, e aproveitou para malhar na Bodytech, no Shopping Vitória. Também experimentou nossa deliciosa moqueca capixaba no Papaguth e conheceu as belezas de Pedra Azul.

Nascido em Nilópolis, no Rio, Bretas tem raízes capixabas. O pai, Adenir de Paula Bretas, nasceu no Espírito Santo: “Sempre tenho dúvida se foi em Guaçuí ou Alegre. Já passei o carnaval em Iconha quando eu era criança”, lembrou. A esposa, que também é juíza federal, exerceu a primeira magistratura em São Mateus. 

Leitora da Coluna relembrou o comentário de Ricardo Boechat em sua última vinda a Vitória, em dezembro. Mais uma vez, o jornalista observou as praias vazias. "Nem eu entendo porque nossas praias são vazias e as do Rio sempre cheias, até o final do dia. Na Aldeia, depois que acaba o verão, ninguém vai. Se quisesse poderia fazer top less numa boa", diz ela.

Nesta quarta-feira, o presidente da Ademi-ES, Sandro Carlesso, estará ao lado de importantes lideranças nacionais da indústria da construção para uma agenda em Brasília com os parlamentares do Congresso Nacional. No encontro será entrega o documento "Agenda Estratégica 2019/2022 - Um novo Brasil com a Indústria da Construção.

Caroline Secatto Tres, participa entre os dias 14 e 16, do Simpósio de Câncer Geniturinário, que acontece em San Francisco, Califórnia. O evento é organizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica e abordará os avanços no tratamento dos cânceres de próstata, renal, urotelial, peniano, testicular e adrenal.

Michelle Boechat comemora o aquecimento do mercado de eventos. Ela é a responsável por oferecer locação de banheiros de luxo para a gigante espanhola Cosentino na Feira do Mármore 2019.

A arquiteta Liane Destefani, ministra palestra para futuros colegas de profissão nesta quinta-feira, dia 14, no auditório da faculdade Doctum em Vitória. Falará sobre o programa de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS), que garante que famílias de baixa renda tenham acesso gratuito ao trabalho técnico de profissionais da área.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.