Mar 2019
15

ANDREA PENA Coluna Social

Mar 2019
15

ANDREA PENA Coluna Social

Mês da Mulher

Luiz Colnago Neto, Patricia David, Erica Pimentel e Leonardo Pastore na confraternização da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (Apes) para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 11, na Procuradoria-Geral.

 

Coisas da Bahia...

Adriana Barra e Zezé Monteiro se encontraram no do aniversário de ambas, 25 de fevereiro, na Praia das Tartarugas, em Trancoso. Duas piscianas apaixonadas por moda.

Sucessão planejada

A sucessão empresarial é uma realidade na Lorenge. José Elcio Lorenzon assume a posição de presidente do Conselho Administrativo. Na Diretoria Executiva da empresa está a 2º geração da família, Lorenzon, com o engenheiro Leandro Lorenzon, responsável pelo comando principal, na função de Diretor Geral. Leandro, formado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, com MBA nos EUA, já atua na empresa há 16 anos. Em sua opinião, o mais importante no processo de sucessão é o planejamento, pois governança, gestão e profissionalismo formaram os pilares para que este momento ocorresse de forma tranquila e transparente. “Os acionistas veem na governança corporativa e no compliance as ferramentas básicas para a perpetuidade das boas práticas da sucessão empresarial”, argumenta.

Contratação pública

Anderson Pedra, membro da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (Apes), participa do XIV Congresso Brasileiro de Pregoeiros, que acontece entre 18 e 21 de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Vai integrar o painel sobre Compliance na Gestão de Compras Públicas, e estará presente em duas oficinas, uma sobre Fraudes no Processo de Contratação e outra sobre Vícios no Pregão. Esse é o maior evento sobre contratação pública do país e, nesta edição, terá presença de nomes como os ministros do Tribunal de Contas da União Benjamin Zymler e André Carvalho e o professor Jacoby Fernandes.

Dress Code

Chique é… estar de sunga na praia, de smocking no gala e… de linho no verão! O tecido é o must have dos chiques que frequentam balneários sofisticados, como Saint Tropez, justamente por ser uma fibra natural que permite maior ventilação e retém menos calor. Alinhado, como diz a palavra, vai do bar ao casamento na praia ou até um dia de trabalho mais tranquilo. O  amassado natural faz parte, tá? Os europeus jogam na mala, usam assim e continuam elegantes. Isso traz um charme descontraído. O linho da Catamaran é importado da Bélgica. O diretor da empresa, Bruno Sposito, pensa sempre em peças adaptáveis ao clima quente, já que o nosso verão é o ano todo!

Barreira viva antiacne

Agora o Sabonete Antiacne Adcos, o único do mercado com prebióticos, possui também ácido salicílico em sua fórmula, um importante ativo no combate à acne. Os prebióticos alimentam as bactérias do bem que existem na pele, formando uma barreira viva contra microrganismos do mal. Não contém fragrância nem corantes, o que minimiza possíveis reações. Promove limpeza profunda sem ressecar a pele. Novidade incrível. A nova volumetria também merece atenção: agora disponível em dois tamanhos!

Droga socialmente aceita

Por Beatriz Rocha*

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os países que mais consomem bebida alcoólica na América Latina. A idade de iniciação no consumo do álcool começa cada vez mais cedo e a quantidade e diversidade se torna cada vez maior. A situação é preocupante porque, além de socialmente aceita (por vezes estimulada), tem acesso cada vez mais fácil, devido ao baixo preço. A bebida também é a porta para outras drogas. Propensão genética, transtornos mentais (depressão, ansiedade), conflitos familiares e necessidade de se sentirem pertencentes a um grupo podem levar à dependência. O álcool é uma substância psicoativa que age sobre o sistema nervoso central.  Na adolescência, o SNC ainda está em desenvolvimento e, por isso, mais suscetível a danos e consequentes comprometimentos como, por exemplo, o cognitivo, além disso, o uso abusivo de álcool pode ser fator de risco para a violência, o uso de outras drogas, acidentes automobilísticos, sexo sem uso de preservativo, dentre outros. Informação e apoio familiar ajudam. A escola também pode fazer debates sobre o tema. Educação é sempre a melhor ferramenta de prevenção.

*Beatriz é psicóloga.

 

Hi-Lights

A noite de hip hop de Maria Sanz, ontem, estava prestigiada. Entre os presentes, Paula Baião e Aloizio Faria, Fernanda Trindade e Giuliano Malenza, Laura Bragatto e Elielson Ferri, Carol Machado, Barbara Verzola, Dudu Altoé... Em breve teremos fotos!

O 1º Encontro "Pensando o Direito de Família", com o tema "Escuta de criança em juízo: desafio para o Poder Judiciário", será hoje, 15, das 13h às 15h30, no Salão Nobre do TJES. Será ministrado pela psicóloga do TJ do Rio, Glicia Brazil.

O advogado Osvaldo Hulle, ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo, ministra exposição sobre “Reforma da Previdência e os efeitos na carreira da Magistratura”, hoje e dia 18, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça.

Hoje, dia 15, Raphael Brotto, diretor geral do Shopping Vitória, inaugura o espaço SV Lab, que funcionará na área administrativa do mall. A partir desta segunda-feira, dia 18, o espaço será ocupado por três universitários da Faesa, que foram selecionados para elaborar um projeto inovador na área de tecnologia.

Dolores Zamperlini, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Espírito Santo, convida para o lançamento oficial da 18ª Conescap, hoje, no Hotel Golden Tulip, a partir das 20h. A Conescap será de 13 a 15 de novembro em Vitória, pela primeira vez.

O maior evento universitário do Estado acontece hoje (15), na UVV. A 4ª edição da Liga das Atléticas da Universidade Vila Velha terá abertura às 20h30, na quadra poliesportiva e contará com apresentação do grupo de Cheerleaders, além de interação cultural e muita música.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.