Nov 2019
14

ANDREA PENA Coluna Social

Nov 2019
14

ANDREA PENA Coluna Social

Primavera 'colaborativa'

Bia Menezes, Andrea de Pinho e Janaína Gurgel na Tarde com Elas, evento colaborativo, no Wine Garden.

Venda Nova Gourmet

Neila Bonadiman, Regina Gomes, André Caó, Clarissa Soyka, Cida Gomes, Franco Bracchi, Romeu Stein (vice-prefeito de Domingos Martins) e Walter Porto na frente, Benjamin e Anginha Gomes ao fundo: noite de degustação de massas finas by Clarissa Soyka no pub do Rancho Manacás. No menu, Sorrentino de puína de cabra Orolatte com nozes e tomilho limão na manteiga de especiarias, Donelin de queijo stracchino orolatte com Damasco na manteiga de sálvia, Agnolotti de cordeiro em capuccino de cogumelos e Capeletti de shitake ao molho morbier.

Que chuva!

Veneza está em sua maior inundação desde 1966. Do México, nossa fotógrafa Camilla Baptistin conta que a chuva não para (mas em Playa del Carmem, onde ela fotografa um casamento, está sol, ufa). Aqui na Ilha, alguns eventos foram cancelados por conta de funcionários faltando, trânsito caótico e o fator água torrencial mesmo, daquela que ensopa só de saltar do carro e dar dois passos, molha de lado, de baixo de todo canto. O lançamento do menu de verão do Peppe precisou ser adiado para quarta que vem. Mas a verdade é que estávamos precisando de água. A umidade estava baixíssima, aumentando a sensação de calor e as doenças respiratórias. Hoje deve continuar…

Economia Criativa

Com o objetivo de apresentar ao mercado como a economia criativa ganhou importância na atualidade em função das possibilidades que ela conduz, o Sebrae ES promove hoje e amanhã, no Palácio Anchieta, o Seminário de Economia Criativa. A ação está inserida na programação da Festa da Criatividade, em parceria com a Secult. Na programação, palestras e apresentações de cases de sucesso nacionais e também internacionais como Carlos Martins, que falará sobre “Boas práticas da Economia Criativa – Portugal”; Paul Heritage, nascido em Londres, que vai relatar sua experiência no “People’s Palace Projects” e o colombiano Daniel Manjarrés, que apresentará o case “Creative Hubs Academy no Brasil”.

Spotted!

Natalia Aliani e Milena Borges em tarde de exposição de moda, homewear, charcuteria e acessórios no Wine Garden.

Nuït de Noel

Ivelize Arpini, Leticia Pernambuco, Elina Calil e Ana Maria Vieira no Baile de Natal da Afecc. Foto: Wanderson Lopes

A lesão de Glória Maria

Nesta semana, a jornalista Glória Maria passou por uma cirurgia para a retirada de uma lesão expansiva no cérebro, mais popularmente conhecida como tumor. O neurocirurgião Alexandre Teixeira Santos explica que essas lesões, também chamadas de neoplasias, podem ser benignas ou malignas e são a proliferação de células de forma descontrolada. Não há uma causa específica. Estudos já identificaram alguns genes que podem levar ao surgimento de tumores. “Outra causa possível são as radiações usadas para tratar tumores e que podem levar ao surgimento de outras lesões, em outros locais do corpo. Algumas substâncias químicas também foram apontadas como indutoras de tumores cerebrais, mas ainda não há comprovação. Há também a hipótese de que algumas lesões são geradas por vírus”, enumera. “Geralmente, surgem cefaleias, vômitos em jato, perda de coordenação motora, tontura, perda de visão, perda de audição, dor no rosto, perda de força em um lado do corpo, perda de sensibilidade nos braços, comprometimento cognitivo”, pontua. Somente o especialista poderá indicar o melhor tratamento. Geralmente, o primeiro passo é a cirurgia. Em alguns casos, quando é uma lesão maligna, podem ser necessárias radioterapia e quimioterapia.

Hi-Lights

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, lança no próximo dia 26, o novo Portal de Transparência da Ordem. Advogados e toda a sociedade poderão acompanhar informações sobre as contas da entidade. Acesso livre, sem necessidade de login e senha.

Rita Camata, ex-deputada Federal, marca presença como palestrante no evento do Sincades, com o tema “Ética na política”, no próximo dia 20. A programação, que acontece no Vitória Grand Hall e reunirá importantes nomes da política estadual e nacional.

Flávia da Veiga revela que Pedro Paro é mais um nome confirmado para o Fórum Temático IBEF, que acontece no próximo dia 20, no Cerimonial Oásis, em Vitória. O convidado é o idealizador e responsável pela Pesquisa Empresas Humanizadas do Brasil, um estudo inédito no país.

A Associação Empresarial de Cariacica recebe convidados e parceiros para café da manhã no dia 20, a partir das 8h. O evento contará, especialmente, com palestra do Presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Leonardo de Castro.

Para comemorar os dois anos de casamento, Larissa Bauer e João Vitor Coutinho vão a Fernando de Noronha, dia 30.

A instrutora de ioga Gisele Gavazza apostar no ioga para melhorar a concentração dos alunos “concurseiros”. A meditação e os exercícios de respiração e o relaxamento ajudam a também reduzir os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse, na corrente sanguínea.

A marca de beachwear Sol de Verão, de Ana Claudia e Elton Sampaio, desembarca no Shopping Vitória. A previsão é de que já no início de dezembro seja a inauguração.

O Peppe Restaurante vai abrir neste feriado para jantar. Oba!

A partir do dia 20, as arquitetas Ariane Mozer e Mariana Andrade estarão participando de uma mostra com o tema mesas postas para o fim de ano, proporcionada pelo Shopping Rio Branco.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.