Selecione uma data
Nov 2018
16
A artista Angela Gomes, curadora da exposição Naif e Leticia Dalvi, gerente de marketing do SV.

NOITE NAIF NO SV

O mundo artístico e cultural do Espírito Santo ganhou uma Exposição Internacional de Arte Naif, tudo coordenado por Angela Gomes que hoje é destaque internacional no setor. A mostra foi aberta noite de terça-feira (13), contando com participação de mais de 30 expositores, entre eles, a própria Angela Gomes, Asta Birle, Ademir Torres, Celso Fregona, Eliana Martins, Elsa Farias, Erminda Breda, Helena Rodrigues, Juju Menegatti, Lucy Aguirre. Também, Fernanda Azevedo, de Portugal, Henri Nabolle, da África, Luis Cepeda, do México, Lidia Papic e Martha Tominaga, da Argentina, Ottilia Cormos, Costel Iftinchi, da Romênia, Orne Geva e Victoria Milgalte, de Israel e por aí. (fotos Camilla Baptistin)

Kene Ferreira e Nauri Pereira no vernissage Naif
Angela Gomes e sua sobrinha Manon Vasconcellos Rodrigues

Artes, Belas Artes

A exposição Internacional de Arte Naif leva também o nome de “Universo da Alma Ingênua”. Devo acrescentar que a Arte Naif é um trabalho de espontaneidade, da criatividade autêntica, do fazer artístico sem escola e sem orientação, portanto é uma arte instintiva, onde o artista expõe seu universo particular. É uma expressão que não se enquadra nas tendências modernista e muito menos no conceito arte popular. A exposição coordenada por Angela Gomes está no 2º piso do Shopping Vitória, contando com 52 obras. A Coluna HD sugere uma visita.

Trufas de Alba

Um leitor perguntou se trufa é chocolate, ao ler uma nota sobre esse produto italiano. Em torno disso respondo: Trufa em português, ou Tartufo em italiano é um cogumelo que se desenvolve debaixo da terra. As Trufas brancas de Alba, que fica no norte da Itália, perto de Turim, são de alta qualidade e possuem perfume e sabor mais persistente e sofisticado em comparação com seus homólogos. Nos meses de outubro e novembro é realizado em Alba a Feira Internazionale del Tartufo (ou Trufa), patrocinada pelo governo da Itália. É sempre um sucesso grande.

Beijos de amor: os médicos Maria Victoria e Aloizio Faria de Souza com sua filha Livia

Paris de France

Nunca é demais falar de Paris, cidade frequentada por um mundo de capixabas. Esta cidade começou na “Ile de la Cité”, quando a tribo gaulesa Parisii se estabeleceu ao lado do Rio Sena. É lá que está a exuberante e histórica Catedral de Notre Dame. Esta ilha é uma das áreas mais chiques de Paris de hoje, com lojinhas, bistrôs e galerias de arte, bem como o famoso restaurante Fouquet’s, cheio de história. Outro detalhe: no pátio de Notre Dame fica a Cripta Arqueológica com ruínas subterrâneas. Uma ilha decididamente histórica.

Agradecendo de joelhos

O cirurgião plástico Alton Araujo Cerqueira enviou mensagem a Coluna HD frisando que “pela primeira vez vi um presidente do Brasil colocar sua equipe de joelhos e agradecer e pedir orientação a Deus no seu primeiro dia em Brasília. Que Deus o abençoe”. Detalhe, nessa oração a palavra de agradecimento a Deus foi do senador Magno Malta, que também é pastor.

Debora Herzog, Eder Mota e Andressa Santesi em encontro do setor de casamentos. (foto Marcio Guimarães)

FLASHES

Bom dia

Bom dia, Ricardo Rabinovitch!

Teresa e Luiz Bedran deixaram Vitória e estão circulando pela Itália. No roteiro, eles marcaram a região da Puglia que fica no "Salto da Bota", no sul do país, e por sinal repleto de cidades charmosas.

Juliana Lourenço Oliveira e Francisco Braga dos Santos, também conhecido como Chiquinho, celebram hoje seu casamento na casa de eventos Favareto. A cerimonialista é Dany Saldanha. A noiva usará um vestido do Atelier Carmelita e hobby da Selena Atelier.

Maria Alice e Ronaldo Lopes, gente boa lá da nossa Linhares, começaram a curtir finais de semana em Guarapari. Eles têm um apartamento na Praia das Castanheiras e na pista radioativa estão sempre com seus amigos, Zilda e Deni Almeida da Conceição.

Mais uma vez a Coluna HD está de luto e muito triste. Meu amigo de longa data Roberto Zanandrea, nos deixou. Abraços de solidariedade para sua mulher Ilaria e para seus filhos.

Nunca é demais falar na Casa Cor. Exemplo: inovação e tecnologia guiam as escolhas do ambiente Loft do Motociclista, do arquiteto Christian Vieira. A iluminação escapa das placas de madeira no revestimento e orientam o geometrismo, contrastando com o tom escuro do quartzito das bancadas. E por aí.

A dermatologista Maria Victoria Campos e seu marido Aloizio Faria de Souza já programaram onde vão curtir as festas de final de ano. Vão para os Estados Unidos onde mora sua filha Livia. Com eles, também, os netos Bruna, Marcelinho e Maria Helena.

Abel Sant'Anna, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Sul e Roney Falqueto, gerente de Recursos Próprios, gente boa de Cachoeiro, estão em Portugal a convite da central Nacional Unimed, para uma imersão de modelo assistencial do país, referência em Atenção Primária à Saúde no Mundo. A viagem é um prêmio de reconhecimento aos vencedores do Prêmio Unimed de Atendimento, conquistado pela Unimed Sul.

Lamentável, muito lamentável denominar de pastores um casal de Linhares que assassinou seus filhos. Eles nunca foram pastores. Eles se diziam pastores de uma igreja falsa. Importante é respeitar o título de pastor, como também de padre e freira. Lembrar, nunca é demais.

Uma turma bem bacana formada por Solange Machado, Flavia Brotto, Marcia Alves e Andressa Vervloet, vai se reunir quarta-feira (21) para receber doações na Loja de Brinquedos Vazia, em benefício do Instituto Jutta Batista da Silva. Isso acontecerá das 14 às 16 horas.

O grupo "Amigas para Sempre", que mensalmente se reúne para almoço de alta confraternização, esteve reunido quarta-feira (14), em almoço no novo restaurante Cosmô, de Marcelo Netto. Depois eu conto.

Fernanda Prates vai receber terça-feira (20), na Dugê Casa Boutique, Tricia Milaneze que é designer e proprietária da marca Lavish, de joias artesanais, para um bate-papo e lançamento da coleção verão. Música de Guga Prates e coquetel de Tereza Aragão.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas