03 C´s de uma empresa inovadora

Dois termos fazem parte das organizações neste momento: Crescimento exponencial e Inovação.

A relação dos dois é muito direta, afinal empresas que possuem crescimento exponencial são em sua grande maioria empresas que possuem a INOVAÇÃO como pilar.

 

Mas você sabe quais são os 03 Cs que compõem uma empresa inovadora?

 

Cultura de inovação – Se engana quem acha que a base é tecnologia, a base são pessoas, afinal são elas que criam e consomem as novas tecnologias.

Portanto empresas inovadoras possuem cultura de inovação, que é a mudança na forma de pensar de gestores e colaboradores para que estes possam compreender e acreditar que a inovação é uma ferramenta na busca de eficiência e consequentemente crescimento dos negócios.

 

Aposte no desenvolvimento de competências comportamentais ligadas ao intraempreendedorismo, pensamento enxuto e metodologias ágeis. E promova encontros (meetups) onde as pessoas possam compreender melhor as ferramentas de inovação.

 

Conexão com ecossistemas e startups – Promova encontros, parcerias, visitas em espaços, hubs e startups para que novos olhares e novas percepções possam ser incorporadas, Além de facilitar a construção de novas parcerias que possam promover expansão dos negócios.

Dedique um tempo ao mapeamento e estudo de startups que possam contribuir nesta etapa, como ganho a empresa acessa novas tecnologias e tendências do ecossistema.

Co-criação de novos produtos – Diante de inúmeras possibilidades é importante compreender o que o seu cliente espera. Compreender o mercado, expectativas e necessidades para com base nestas necessidades, com o olhar de quem constrói soluções e dos novos parceiros. Seja possível criar soluções alinhadas e aderentes.

Mas a construção precisa ser estruturada, é necessário um processo voltado a criação e implementação de novos produtos/melhorias.

Assim a empresa promove o processo de inovar constantemente. Lembre-se sempre que o que nos trouxe até aqui não é necessariamente o que nos levará ao próximo nível, pois algumas empresas que deixarão de existir não deixaram de fazer o que faziam muito bem, mas deixaram de fazer cada vez melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *