Trabalho

Estágio: veja 6 dicas para dar o primeiro passo no mercado de trabalho

Segundo a gerente de operações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Valquíria Dadalto, muitos alunos buscam estágios com o intuito de adquirir experiências

Foto: Wayhomestudio/Freepik

Seja para estudantes do ensino médio, técnico ou superior, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e a melhor oportunidade para aplicar tudo o que se aprende na sala de aula e também ganhar novas experiencias.

Foto: Divulgação / CIEE-ES

Karolline Pineta Barbosa , de 24 anos, conquistou o seu primeiro estágio no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Com apenas 5 meses estagiando, foi efetiva por conta do seu bom desempenho.

"O estágio foi uma grande oportunidade. No ato da entrevista, já me passaram a informação de uma possível efetivação, se eu tivesse um bom desempenho. Foram 5 meses, sempre dei o meu melhor e, com isso, meu supervisor viu que realmente estava me enquadrando com as atividades, evoluindo", contou 

Leia também: IEL-ES abre 89 vagas de estágio com bolsas até R$ 1,2 mil

Quem está na faculdade espera uma chance de estagiar e viver, na prática, o que é ensinado em sala de aula. Esse é o caso do estudante de Engenharia de Produção, Demisson França, de 29 anos.

"Estou entrando no quinto período à procura do meu primeiro estágio, na intenção de dar meu primeiro passo para o mercado de trabalho. Espero encontrar um lugar onde eu possa crescer, e que faça eu gostar ainda mais da área que estou estudando. Fico um pouco ansioso, aguardando o que pode vir pela frente, mas acredito que estou pronto", afirmou.

Como conseguir um estágio e se destacar?

Segundo a gerente de operações do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Valquíria Dadalto, muitos alunos buscam estágios com o intuito de adquirir experiências, e a falta delas pode deixar muitos sem saber o que colocar no currículo.

"O estudante deve investir em cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional. Na pandemia, foi possível ver a importância de se qualificar na área das mídias digitais, por exemplo, tendo aí uma boa opção na hora da escolha", explica.

Para ajudar os estudantes que assim como o Demisson, que estão em busca de um estágio, Valquíria citou seis dicas importantes que podem fazer total diferença durante e depois da contratação.

Seja pontual

Ser pontual é necessário na entrevista e também já durante sua contratação na empresa. Isso demonstra interesse na vaga, podendo fazer com que você se destaque. Já na empresa, pode demonstrar que o candidato é uma pessoa responsável.

Saber separar as vestimentas

Deve-se saber separar quais roupas usar na hora de uma entrevista ou até mesmo na hora do estágio. Por exemplo, uma roupa de lazer para ida em um shopping possivelmente não caberia para uma entrevista.

Proatividade e iniciativa

Mesmo não tendo experiência na área que vai atuar, o estudante contratado deve ser proativo e demonstrar interesse em aprender. Isso pode garantir uma boa visão do que ele tem a oferecer para a empresa.

Saiba conciliar faculdade e estágio

Os estagiários são regidos pela Lei 11.788/2008, que garante que a carga horária de um estagiário seja de, no máximo, 6 horas diárias. Cabe ao estudante saber conciliar e escolher a melhor opção disponível para não atrapalhar os estudos.

Faça um bom networking

Manter uma boa relação e fazer contatos pode te ajudar a ganhar futuras oportunidades. Essas pessoas podem oferecer indicações, futuras vagas de empregos e, até mesmo, uma contratação na empresa em que trabalha.

Peça feedback

Depois de contratado, o feedback é uma peça essencial para o estagiário. Nesse quesito, o papel do supervisor é importante na hora de acompanhar o desenvolvimento das atividades prestadas e orientar nas dificuldades.  

Leia também: Mais de 590 vagas de estágios com bolsas de até R$ 1,2 mil no ES. Confira!

Pontos moeda