Trabalho

Vídeo-currículo: conheça a nova forma de recrutamento e saiba como arrasar no material

Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn no ano de 2021, mostrou que os vídeo-currículos vem ganhando espaço entre os recrutadores

Foto: História | Freepik

Os processos de recrutamento e seleção, tem inovado e buscado novas ferramentas  para seleção de seus candidatos. O vídeo-currículo é uma dessas novidades que as empresas vêm adotando para acompanhar as tendências de tecnologia e inovação. 

Foto: Foto: Bárbara Dipré Maciel

Para a especialista em gestão de pessoas e consultora de carreira Bárbara Dipré Maciel, a estratégia é usada para ter mais clareza sobre os pontos que podem contribuir para a escolha do candidato ideal para a vaga. Mas afinal, o que é vídeo-currículo?

"Vídeo-currículo nada mais é do que um currículo onde se faz uso de ferramentas audiovisuais para criar uma apresentação de suas qualificações, experiências profissionais recentes e resultados alcançados de forma rápida e objetiva", explicou Bárbara. 

Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn, no ano de 2021, mostrou que os vídeo-currículos vem ganhando espaço entre os recrutadores. O estudo identificou que 75% dos profissionais de RH, um currículo padrão é insuficiente para avaliar as habilidades comportamentais de um candidato.

De acordo com Dipré, vídeo-currículo não substitui as outras etapas de um processo seletivo, como as entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo e tão pouco o envio ou cadastro do seu currículo. 

"Esta é uma ferramenta complementar muito importante e que contribuirá muito para a tomada de decisão pelo candidato ideal para a vaga."

Dicas necessárias para um bom vídeo-currículo 

Segundo a es´especialista, para fazer um bom vídeo currículo, é necessário ter alguns cuidados. De iluminação a roupa muito decotadas, há detalhes que fazem a total diferença na hora do recrutamento. 

AMBIENTE 

O ambiente onde o vídeo será gravado deverá ter um fundo neutro e sem nenhum tipo de bagunça aparente. Lembre-se que neste momento, você é o centro das atenções e não a desorganização do seu quarto ou escritório. 

ILUMINAÇÃO 

Outro cuidado importante é com a iluminação do local. Locais muito escuros ou com iluminação excessiva tendem a prejudicar sua imagem no vídeo.

RUÍDOS E PRESENÇA PESSOAL

O recrutador precisa ouvir nitidamente o que você tem a dizer então, evite locais barulhentos. Sua apresentação pessoal também é muito importante, então, esteja arrumado como se estivesse indo para uma entrevista pessoal ou online. As mulheres precisam estar atentas para não usar roupas muito decotadas, maquiagem excessiva ou cabelos desarrumados. Já os homens não devem se apresentar com camisetas regatas, camisas de times ou com frases polêmicas e a barba e os cabelos também devem estar alinhados.

ROTEIRO 

Faça um roteiro da sua apresentação para não esquecer nenhum detalhe importante e treine bastante antes de fazer o vídeo que será enviado para se certificar de que todas as informações ficaram claras. Mas atenção, crie o roteiro somente como uma forma de você treinar tudo o que será dito e não o leia durante a gravação. Quanto mais natural for sua apresentação, melhor para você.

O CORPO FALA 

No vídeo currículo, além de avaliar suas competências técnicas, experiências profissionais e formação acadêmica a empresa pode avaliar de forma mais precisa a sua capacidade de se comunicar e sua linguagem corporal, por exemplo.

Veja as dúvidas mais frequentes

Posso gravar com celular?

Pode e deve, se este for seu único recurso, gravar seu vídeo currículo pelo celular. Vale lembrar que a câmera que deverá ser usada é a traseira, no formato horizontal para que a amplitude seja maior, tomando o cuidado para que o enquadramento seja do busto pra cima e não se esqueça de limpa-la antes de começar a gravar.

Quanto tempo deve ter um vídeo currículo? 

Não existe um limite de tempo pré-determinado para a duração de um vídeo currículo. Este tempo vai de acordo com o solicitado pela empresa e pode ter duração de 40 segundos a 3 minutos.

Mas o que falar em tão pouco tempo?

Já dissemos aqui que o vídeo currículo deve ser uma apresentação rápida e objetiva. Por isso, priorize falar:

- Seu nome completo e sua idade;
- Sua área de atuação;
- Sua formação acadêmica (desde que seja compatível com a vaga);
- Sua experiência profissional mais recente;
- Diga o porquê deseja trabalhar nesta empresa e seu diferencial;
- Finalize agradecendo a oportunidade e reforçando seu interesse.


Pontos moeda