Trabalho

Confira dicas para garantir uma vaga de emprego durante entrevista por videochamada

Alguns pensam que, por estar em casa, não é preciso ter cuidados com a roupa ou com o ambiente, entre outros. Porém, faz total diferença

Foto: Pixabay

Diante do período de isolamento social que estamos vivendo, diversas áreas tiveram que se adaptar ao formato online. Atualmente, podemos fazer compras, pedir comida, assistir aula, entre outros serviços, tudo através de um aplicativo ou com uma ligação. E no mercado de trabalho não está sendo diferente. Para manter a segurança, algumas empresas trocaram a entrevista 'cara a cara' por videochamada que, geralmente, são realizadas nas etapas iniciais do processo seletivo. 

No entanto, alguns pensam que, por estar em casa, não é preciso ter cuidado com a roupa ou com o ambiente. Porém, faz total diferença. Por isso separamos algumas dicas que vão ajudar a se dar bem nesta etapa: 

- Escola de um ambiente adequado

O ideal é escolher um local com menos barulho para que o entrevistado possa te ouvir da melhor forma. Evite locais como cama ou em um local muito bagunçado. Coisas desse tipo podem atrapalhar a fluidez da conversa e podem passar a impressão de que não teve o cuidado para escolher o local. 

- Arrume-se para a chamada

A entrevista é como se fosse presencial, então garanta a parte visível na câmera e esteja apresentável para o recrutador. Além disso, preste atenção à sua postura durante a entrevista. 

- Garanta uma boa conexão

Verifique alguns minutos antes de a chamada começar como está sua conexão com a internet. 

- Verifique a parte técnica

Teste com antecedência o microfone, câmera e se o aplicativo ou site escolhido para realizar a videochamada funciona bem em seu telefone ou computador. Problemas técnicos podem causar grandes atrasos e comprometer a agenda do recrutador.

- Evite distrações

É preciso garantir que estará totalmente concentrado na videochamada para responder apropriadamente todos os questionamentos com atenção. 

- Entenda que é uma conversa normal

Muitas vezes o medo de falar por videochamada pode surgir, mas tente encarar como se fosse uma conversa habitual. Haja com naturalidade, responda atentamente todas as perguntas e demonstre simpatia e interesse pela empresa.

- Se você não estiver seguro, treine com um amigo

Se achar que não está seguro o suficiente para a entrevista, convide um amigo para ser seu recrutador em um treino por videochamada. Em seguida,  peça  que ele amigo dê os feedbacks e outras considerações sobre o desempenho na entrevista. 


Pontos moeda