Trabalho

Terminam nesta quarta as inscrições para 26 mil vagas em cursos online e gratuitos no ES

São 13 opções de cursos com 2 mil vagas em cada um, exclusivos para moradores do Espírito Santo

Foto: Reprodução

Ainda dá tempo, mas é preciso se apressar. Terminam nesta quarta-feira (15), as inscrições para 26 mil vagas em cursos online e gratuitos do programa Qualificar ES, do Governo do Estado. São 13 opções de cursos, sendo oito novos e todos com novidades: os cursos foram remodelados e passam a oferecer uma nova proposta para as videoaulas, apostilas digitais e tutorias.

As inscrições podem ser feitas no site www.qualificar.es.gov.br. O edital de seleção pode ser acessado clicando aqui. Os requisitos para participar da oferta são ter idade mínima de 16 anos; dispor de acesso à internet; e ter básicas de informática e navegação na internet. De acordo com o edital, o candidato pode se inscrever em dois cursos e a seleção será realizada pela ordem de inscrição no site. O resultado será divulgado no dia 29 de julho, também no site do Qualificar ES.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Programa, e as aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados no curso recebem certificação. São 2 mil vagas para cada curso.

O Programa é desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e essa é a terceira vez que oferece cursos a distância gratuitos em 2020.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, explicou como a Secretaria investiu nos cursos a distância: “O futuro chegou mais cedo do que a gente esperava. Nós já tínhamos alguns cursos presenciais e on-line, que era nossa forma de atingir todo o Estado. Com a pandemia do novo Coronavírus, nós verificamos que não podíamos manter os cursos presenciais, para respeitar o isolamento social, e ao mesmo tempo não poderíamos deixar de ofertar os cursos a distância, para dar uma oportunidade do cidadão se qualificar durante a quarentena”, enfatiza.

“Nossa equipe estudou novas abordagens de conteúdo para os cursos já existentes e os novos cursos, que atendessem a essa necessidade que, de repente, apareceu na vida de todo mundo. Nossa preocupação é de, além de ter um conteúdo mais adequado e em maior quantidade, também ser uma atividade mais atraente para o cidadão”, afirmou Cristina Engel.

Novidades nos cursos

Nesta oferta, os cursos foram remodelados para serem mais atrativos. As videoaulas possuem novo cenário, mais dinamismo e maior quantidade de conteúdo por módulo. Já para as apostilas foi planejado um novo design gráfico, deixando o conteúdo mais atrativo, ilustrativo e com fácil leitura, especialmente para aqueles que fazem os cursos pelo celular. Outra novidade é o retorno das tutorias on-line, que permite que os alunos recebam uma mediação pedagógica constante enquanto estudam.

Veja a lista de cursos:

Agente Epidemiológico
Assistente de Tecnologia da Informação
Auxiliar Administrativo
Bolos e Suas Variações
Criação e Edição de Videoaulas com Aplicativo Gratuito
Design de Sobrancelhas
Digital Influencers: Marketing de Influência
E-Commerce
Formação de Tutores EaD
Inglês Intermediário
Maquiagem
Panificação
Tecnologias Educacionais.
Pontos moeda