Trabalho

Inscrições para cursos técnicos do Ifes estão abertas; são 1.032 vagas

Serão ofertadas vagas nas áreas de engenharia, logística, química, segurança do trabalho, informática, guia de turismo e muito mais

Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou nesta semana, o edital do processo seletivo para cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja). As inscrições começam nesta sexta-feira (16) e vão até 2 de agosto.

No total, serão abertas 1.032 vagas em cursos presenciais nos campi dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Para se cadastrar, acesse o site www.ifes.edu.br e confira o edital completo. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 

Os cursos ofertados são das áreas de Eletromecânica, Mineração, Informática, Logística, Portos, Edificações, Eletrotécnica, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho, Administração, Automação Industrial e muito mais. 

Segundo o Ifes, a seleção será realizada em uma única etapa por meio de sorteio eletrônico para determinar a ordem de classificação dos candidatos. O sorteio será feito no dia 6 de agosto por meio de um software que ordena de forma aleatória os números usando algoritmos e cálculos matemáticos. Este momento será gravado e disponibilizado, on-line, para acesso.

A classificação dos estudantes seguirá a ordem do sorteio, e todos os que estiverem listados dentro do limite de vagas serão convocados para a matrícula. Os demais serão ordenados na lista de suplentes e poderão ser chamados caso haja vagas remanescentes.

Cotas

Para todos os cursos disponíveis, 50% das vagas são reservadas para quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Metade das vagas será destinada para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.650. Para o restante, não há necessidade de comprovação de renda. 







Pontos moeda