Trabalho

Quer impulsionar sua trajetória no mercado de trabalho? Confira algumas dicas de especialistas

As dicas ajudam quem está no empregado e quem busca uma oportunidade

Foto: pexels

Com o desemprego em alta, milhões de brasileiros buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. Quem já está empregado, precisa lidar com a competitividade que faz com que os profissionais deixem de lado a intenção de trilhar trajetórias mais longas dentro de uma empresa.

Para o diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Theunis Marinho, quem deseja ser um profissional bem-sucedido, é preciso ficar atento a alguns pontos. 

Sonhe alto

Segundo Marinho, planos desafiadores para o futuro" tem relação direta com o sucesso profissional. "Temos que pensar no futuro sem esquecer o presente. Sonhar, ter planos e objetivos, seja para daqui dois, cinco ou 10 anos, nos impulsiona a não desistir em meio aos desafios, a olhar adiante e fazer o hoje da melhor forma possível", orienta o executivo. 

Aprenda a dizer não

Marinho vê a resposta como uma solução para "não errar por bobeira". O especialista explica que o "não" deve ser utilizado sempre que necessário e na hora certa. "Muitas pessoas têm dificuldade em dizer não. Talvez por nos preocuparmos excessivamente com a opinião alheia", avalia.

Reflita nas consequências de seus atos

"Tudo que fazemos vai gerar algo, seja bom ou ruim", avalia Marinho ao alertar que os profissionais devem estar atentos "para não causar consequências que irão prejudicar os outros e a si mesmo". "Examine, pondere e pese o que realmente vale a pena", orienta o executivo

Aprenda com seus erros

"O que importa é o que você faz com o erro. Conserte-o e siga em frente", alerta Marinho ao afirmar que os deslizes no meio da caminhada são "inevitáveis" e servem como "ótimos professores".

Estude sempre

"A cada coisa que você aprende, você se torna uma pessoa melhor", diz Marinho ao destacar a necessidade de sempre renovar nossos conhecimentos. "Uma boa é investir em cursos, congressos e leituras. Conhecimento não ocupa espaço", completa ele

Tenha bom humor

"Viver com amargura é perigoso. Não deixe o tempo, os problemas s situações tirarem a beleza da vida", afirma Marinho. De acordo com o executivo, "ter bom humor contagia o ambiente e todos ao seu redor"

*Com informações do Portal R7! 

 

Pontos moeda