Operação Lei Seca

Mais de 250 condutores recusam teste do bafômetro em blitz na Grande Vitória

As ações foram realizadas na Serra e em Cariacica. Uma moto foi guinchada por estar com restrição de furto e roubo

Operação Lei Seca, realizada na Serra e em Cariacica no último final de semana
Operação Lei Seca, realizada na Serra e em Cariacica no último final de semana. Foto: Reprodução/Sesp

Um total de 253 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro na Operação Lei Seca, realizada por policiais militares na sexta-feira (13) e no sábado (14), nos municípios de Cariacica e Serra.

Ao todo, foram abordados 486 veículos em Cariacica, sendo feitos 331 testes do bafômetro. Um destes condutores apresentou resultado positivo no teste e foi conduzido à delegacia pelo crime de embriaguez ao volante, do art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ainda em Cariacica, 155 condutores se negaram a soprar o equipamento e foram autuados por isso, conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, considerado infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Operação Lei Seca
Operação Lei Seca. Foto: Reprodução/Sesp

No município da Serra, a ação foi realizada na última sexta-feira (13), com 355 veículos abordados. Foram 237 testes do bafômetro realizados, sendo que um deles apresentou resultado positivo. O condutor foi detido pelos militares. Na Serra, 98 condutores se negaram a realizar o teste.

Ainda na Serra, uma motocicleta foi abordada com restrição de furto e roubo, além de estar em mau estado de conservação, com a falta de retrovisores e sem silenciador. O condutor, de 21 anos, não tinha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e foi levado para 3ª Regional. O veículo foi guinchado.

Moto abordada com restrição de furto e roubo
Moto abordada com restrição de furto e roubo. Foto: Reprodução/Sesp

Para o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), tenente-coronel Flávio Cavatti, a ação é importante para combater alguns crimes, como o de embriaguez ao volante. Ele ainda faz um pedido à população.

Essas operações são fundamentais para garantir a segurança de todos que utilizam as vias. A recusa ao teste do etilômetro, embora prevista em lei, não isenta o condutor das sanções administrativas. O que temos visto é que muitos motoristas ainda subestimam os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Nosso trabalho segue pautado na legalidade e no compromisso com a vida. Se for beber, não dirija. Estamos nas ruas para prevenir tragédias e salvar vidas, destaca o comandante.

Operação Lei Seca
Operação Lei Seca, realizada na Serra e em Cariacica no último final de semana. Foto: Reprodução/Sesp

*Texto sob supervisão da editora Erika Santos

Lucas Gaviorno, estagiário do Folha Vitória
Lucas Gaviorno *

Estagiário

Atuou como estagiário do Folha Vitória entre 2024 e 2025.

Atuou como estagiário do Folha Vitória entre 2024 e 2025.