A última sexta-feira, 9, marcou um grande momento para o Cooperativismo Capixaba, a inauguração de uma nova casa. O evento contou com a participação de 200 pessoas entre presidentes, dirigentes e colaboradores de Cooperativas do ES, vindas de toda parte do estado. O momento contou também com a presença de ex-presidentes e superintendentes do Sistema, além de seus familiares, que vieram prestigiar momentos de homenagens a eles. Recebemos ainda parceiros do Cooperativismo e autoridades como parlamentares, o presidente da OCB Nacional, Dr. Márcio Lopes de Freitas e o Exmo. Sr. Gov. do Estado, Sr. Renato Casagrande.

A cerimônia que foi conduzida pela jornalista Tati Braga, teve início com a benção de um padre e um pastor e em seguida houve o momento de todos cantarem o hino nacional e do ES. A mestre de cerimônia também realizou um resgate histórico desde que a OCB/ES foi fundada, em 1972 e logo após o presidente Dr. Pedro Scarpi Melhorim e o superintendente, Sr. Carlos André Santos de Oliveira, foram convidados a falar sobre o momento. Confira um trecho da fala de cada um:

Dr. Pedro Scarpi Melhorim, presidente do Sistema OCB/ES:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=VZYXdYhE7KQ&feature=youtu.be

Sr. Carlos André Santos de Oliveira, superintendente do Sistema OCB/ES:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=x_07_ayw_Vw&feature=youtu.be

Também foram convidados a falar, os representantes de duas Cooperativas que foram grandes parceiras do Sistema para que a nova sede se tornasse uma realidade: o Sicoob ES e a Unimed ES. Assista aos depoimentos: Dr. Alexandre Ruschi, presidente da Unimed Federação ES:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=z3gsNu7hH0o&feature=youtu.be

Sr. Bento Venturim, presidente do Sicoob ES:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Mz11FuyjSkE&feature=youtu.be

Após momento de fala de alguns parlamentares, foi a vez de ouvir outro grande parceiro do Cooperativismo Capixaba, alguém que nos representa nacionalmente, o presidente da OCB Nacional, Dr. Márcio Lopes de Freitas:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=bPkej5Z0GEg&feature=youtu.be

Em seguida foram homenageados todos os ex-presidentes e superintendentes que já passaram pelo Cooperativismo Capixaba e fizeram história:

Ex-presidentes:

– Sr. José Carlos Bustamante de Carvalho ( 1972 – 1977)

– Sr. João Belisário Bortulini (1977 – 1981);

– Sr. Mário Casotti Filho ( 1981 – 1985),

– Sr. Nahum da Silva Soeiro (1985 – 1990);

– Sr. Claudio Cesar Guida Santos (1990 – 1991);

– Sr. Arno Kerckhoff ( 1991 – 1992);

– Sr. Ailton Vargas de Souza (1992 – 2003);

– Dr. Benjamim de Freitas Pinheiro (2003 – 2007);

– Sr. Esthério Sebastião Colnago (2007 – 2017), representado no momento por sua esposa, Sra. Julia Colnago.

 

Ex- Superintendentes:

– Sr. Degmar Fagundes (1972 – 1981)

– Sr. Antônio Deodato (1981 – 1990)

– Sr. Ailton Vargas De Souza (1990 – 1992)

– Sr. Luiz Carlos De Oliveira (1992 – 2005)

Todos receberam um troféu feito pela designer capixaba Vivian Chiabay e aqueles que não puderam comparecer à cerimônia, receberão seus troféus em casa.

Logo após a homenagem, pudemos ouvir o Sr. João Belisário Bortulini, segundo presidente da história da OCB/ES, que relembrou que, durante os quatro anos que foi presidente, até o aluguel da sala era ele quem pagava. “Isso quando também não pagava os próprios funcionários do meu bolso. A dificuldade era tanta que tinha época que eu gastava mais do que recebia. Então é com imensa alegria que vejo como o Cooperativismo está hoje, como a OCB/ES cresceu. O primeiro auditório que o Sistema teve, quem instalou fui eu e contava com apenas 10 cadeiras. Ver o que se tornou o Sistema hoje é gratificante. Estão todos de parabéns”, afirmou Sr. João.

Já para o ex-superintendente do Sistema, Sr. Luiz Carlos de Oliveira, foi difícil falar em um momento de grande emoção. “É difícil principalmente pelo fato de uma das pessoas que está à frente dessa iniciativa ser meu filho, hoje superintendente, o Carlos André Santos de Oliveira. Para mim é uma satisfação enorme e a palavra que descreve o que estou sentindo é orgulho. Eu participei da história da OCB/ES desde a sua fundação, quando o Incra fiscalizava as Cooperativas. A nova sede é uma vitória, é a demonstração de que o Cooperativismo avança cada vez mais”, disse com os olhos marejados.

E é claro que não poderia faltar o depoimento da Sra. Júlia Colnago, esposa do saudoso Sr. Esthério Sebastião Colnago, ex-presidente do Sistema OCB/ES. “Eu não tenho palavras no momento, só tenho a certeza de que hoje o céu está em festa e onde quer que o Esthério esteja, está feliz e orgulhoso. É um sonho realizado”, disse ela.

Antes de finalizarmos o momento solene, foi a vez de o Exmo. Sr. Governador do ES, Renato Casagrande, fechar o evento com grande honra com seu depoimento:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mwvDKnBPms8&feature=youtu.be

Ao final da cerimônia houve o momento de descerrar quatro placas: a de inauguração, feita na presença de todos os presentes; do auditório, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES, colaboradores e familiares do Sr. Esthério Sebastião Colnago, pois o espaço leva seu nome; da placa do foyer, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES e dos presidentes do Sicoob ES e Unimed ES; e por fim, o descerramento da placa da sala dos Conselhos, realizada na presença da diretoria executiva do Sistema OCB/ES e do ex-superintendente sr. Luiz Carlos de Oliveira e familiares, já que a sala leva seu nome.

O NOVO ESPAÇO

O espaço que atendia as Cooperativas do ES anteriormente, com seus 280 m², agora possui uma estrutura de 900 m², feita especialmente para receber Cooperativas e parceiros em um lugar moderno e confortável.

Situado à Av. Nossa Senhora da Penha, nº 1477, bairro Santa Lúcia, em Vitória, o novo espaço traz para as Cooperativas Capixabas registradas no Sistema, um espaço amplo e capaz de atender dezenas de pessoas ao mesmo tempo.

Com 30 vagas de estacionamento exclusivas para os carros do Sistema e visitantes, a nova Casa do Cooperativismo Capixaba possui um auditório com capacidade para 120 pessoas, equipado com o que há de mais alta tecnologia no estado. O auditório também tem possibilidade de se transformar em três auditórios menores, com capacidade para 40 pessoas cada; além de uma sala denominada “Espaço Cooperativo” de uso exclusivo dos Presidentes, Dirigentes e empregados das cooperativas; e ainda três salas de reuniões.

O superintendente do Sebrae ES, Sr. Pedro Rigo, grande parceiro do Cooperativismo e das Cooperativas Capixabas, falou um pouco sob um ponto de vista particular, de quem já prestou serviços ao Sistema OCB/ES por dois anos. “O Cooperativismo sofria muito naquela sede antiga, um local apertado, onde pude estar por pouco mais de dois anos colaborando com meu trabalho, com a equipe e de fato, o Cooperativismo Capixaba merece um espaço adequado, um espaço para um bom atendimento, para a equipe trabalhar confortavelmente e aqui é um espaço onde acredito que a produtividades será a melhor resposta que o Cooperativismo terá. Uma sede na qual os funcionários terão mais facilidade para interagir com os cooperados, dirigentes e parceiros, é um ambiente que propicia melhor fluidez no aspecto do trabalho. Parabéns ao Cooperativismo, parabéns a OCB/ES, que vislumbrou essa melhoria necessária e importante. Falo isso após ter visitado cada sala, cada espaço inaugurado hoje e acredito que a partir de agora, o Cooperativismo Capixaba vai respirar de forma mais positiva. Parabéns”, concluiu ele.

Quem também ficou impressionado com o novo espaço foi o presidente da Coopcam e também conselheiro de Ética da OCB/ES, Sr. Advaldo Zotelle. “Primeiramente quero parabenizar todo o pessoal envolvido nessa grandiosa obra. Eu já pude ver que o espaço ficou magnífico, salas super espaçosas e confortáveis tanto para os colaboradores quanto para nós que viemos visitar, fazer reuniões e treinamentos. O Cooperativismo Capixaba está crescendo bastante e precisa de uma casa que atenda nossos anseios. Parabéns à diretoria do Sistema, valeu a pena esperar”, afirmou Sr. Advaldo.

 O INÍCIO

Há 47 anos, quando foi fundada, a OCB/ES funcionava em uma sala dentro da Secretaria de Agricultura, em 1972, no Forte São João, em Vitória; logo foi transferida para a Av. Jerônimo Monteiro; em seguida, para o nono andar do Ed. Martinho de Freitas, em sala cedida pelo INCRA; e em 1982, conseguiu por financiamento junto ao BNCC, sua sede própria no Ed. Renata, em Vitoria.

Mas o crescimento dos serviços prestados aumentava e junto crescia também o número de funcionários e consequentemente o de Cooperativas registradas. Foi preciso então sair daquele espaço e alçar novos voos, dessa vez na Casa do Cooperativismo, em Bento Ferreira, “casa” que abrigava o Sistema de 2006 até poucos dias atrás.

 A RELEVÂNCIA DO COOPERATIVISMO CAPIXABA HOJE

O ES possui hoje 127 cooperativas registradas no Sistema OCB/ES, instaladas de norte a sul do Estado. São cooperativas de dez ramos diferentes:

 

– Agropecuário

– Consumo

– Crédito

– Educação

– Mineral

– Produção

– Saúde

– Transporte

– Trabalho

– Habitacional

 

Ao todo, o Estado possui aproximadamente 444 mil cooperados e as cooperativas geram aproximadamente 8 mil empregos diretos.

São mais de 1 milhão de pessoas envolvidas com o cooperativismo no Estado, quando contamos que cada cooperado possui família e essas famílias também estão diretamente ligadas ao setor.

 MAIS DADOS:

EMPREGOS: Diretos formais/celetistas: 7.946

REPRESENTATIVIDADE NO PIB CAPIXABA: 4,4% em 2018

TOTAL DE COOPERADOS: 444.147 cooperados, ou seja, 1 a cada 9 capixabas são associados a uma cooperativa.

COOPERATIVAS REGISTRADAS NO SISTEMA OCB/ES: 127 Cooperativas, sendo: AGROPECUÁRIO: 28 Cooperativas CONSUMO: 2 Cooperativas CRÉDITO: 25 Cooperativas EDUCACIONAL: 9 Cooperativas HABITACIONAL: 2 Cooperativas PRODUÇÃO: 1 Cooperativa SAÚDE: 17 Cooperativas TRABALHO: 9 Cooperativas TRANSPORTE: 33 Cooperativas MINERAL: 1 Cooperativa

TOTAL DE INGRESSOS R$ 5.133.618.524,00

SOBRAS A DISPOSIÇÃO DA AGO R$ 296.939.335,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO R$ 2.686.761.492,00

CAPITAL SOCIAL R$ 1.484.388.167,00

INVESTIMENTOS R$ 358.443.768,00

ATIVOS R$ 12.374.216.269,00

IMPOSTOS PROVISIONADOS R$ 8.412.414.991,00

 

 CURIOSIDADES

– Estamos presentes nos 78 municípios capixabas;

– 60% do leite coletado e industrializado no ES é através das cooperativas;

– 55% do transporte escolar das escolas públicas é realizado via cooperativas, que são responsáveis por dia pelo transporte de 74.893 alunos das Redes Públicas Estadual e Municipais;

– A maior Cooperativa de café conilon do mundo é do ES;

– 70% do atendimento de urgência e emergência nos hospitais públicos e filantrópicos do ES é realizado por médicos cooperados das cooperativas capixabas.

 

Confira as fotos da noite clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *