Artigo: O caminho do meio 

equilíbrio

Você conhece pessoas que mesmo diante de uma tragédia conseguem manter a calma e o equilíbrio? Se conhece, certamente elas podem ser contadas nos dedos. São raras, fazem parte de um grupo seleto de seres que já aprenderam a gerenciar suas emoções, independente das circunstâncias que estão vivendo. 

Mas não pense que essas pessoas nasceram assim, que são seres privilegiados, dotados de um mecanismo especial que garante o seu equilíbrio emocional nas situações mais adversas. 

Tudo na vida é construção, não existe nada que já tenha nascido pronto. 

Nenhum de nós precisa olhar para o vizinho e achar que ele é um privilegiado porque já consegue se manter equilibrado em situações adversas. Afinal, ele não chegou lá da noite para o dia, levou tempo construindo a sua harmonia interior e se ele conseguiu, todos conseguem. 

O negócio é focar no correto gerenciamento das emoções. 

E como se faz a gestão de si mesmo? 

Em primeiro lugar é preciso se interessar pela pergunta fundamental: QUEM SOU EU?

Você já se fez esta pergunta uma única vez na vida? Já quis saber de onde você veio e para onde está indo? Teve contato direto com as suas emoções ou simplesmente sufocou-as quando elas se mostraram inconvenientes para o meio social em que você vive?

Se você comprar um computador e não tiver a mínima noção a respeito do seu funcionamento, certamente vai encontrar uma série de dificuldades pela frente e poderá causar um estrago irreparável na máquina. Portanto, mesmo com um manual de instruções nas mãos, você terá que vencer uma série de desafios até se transformar num expert digital. Certo?

Agora imagina só o que acontece no universo humano: nós chegamos ao mundo sem manual de instrução e recebemos uma carga de informação enorme desde a vida uterina e a partir do nascimento. 

Mas, como ninguém nos mostra um caminho seguro para o pleno desenvolvimento de nossas habilidades, é natural que a gente experimente alguns tropeços e rachaduras no decorrer da nossa autoconstrução. 

Ou seja, ninguém acerta de primeira, justamente porque ninguém nasce pronto.

Só existe um jeito de, mesmo sem manual de instrução, você se tornar um bom gestor de suas próprias emoções: se conhecendo. 

O autoconhecimento é o único caminho capaz de fazer você trafegar pela vida sem sobressaltos, fazendo o caminho do meio, no perfeito equilíbrio entre a razão e a emoção. 

A pessoa que não se conhece, que vive na periferia de sua própria vida, está constantemente oscilando entre os extremos – ou está muito alegre ou muito triste; muito eufórica ou muito deprimida. Tem acessos de raiva com muita facilidade, não conhece meio termo, por pouca coisa se desequilibra e sofre. 

Talvez isso já tenha acontecido com você: depois de uma acalorada discussão, você se flagrou pensando: “Nossa, eu não devia ter dito isso, poderia ter falado de outra forma…”.

Já se você é estudante, quantas vezes já experimentou um branco na hora da prova e ao sair da sala, já relaxado, lembrou de todas as respostas? 

O branco na memória é proveniente do coquetel tóxico de pensamentos e emoções, que literalmente deixou seu cérebro “embriagado”. 

Quando isso acontece é porque a sua comunicação neurológica foi seriamente abalada, o estresse tomou conta do seu cérebro e bloqueou o acesso às informações. Mas dentre os muitos recursos que a Programação Neurolinguística nos oferece está a equação para o sucesso em concursos e vestibulares.

A coisa é muito simples, pois se baseia na junção de três pilares: Conhecimento + Inteligência Emocional + Foco = Sucesso! 

O processo é interdependente e funciona em cadeia: sem controle emocional, seu conhecimento vai ficar tímido na hora de fazer a prova; sem foco, você não conseguirá se preparar para o exame; e sem conhecimento não adiantará ter controle emocional.

Em outras palavras, um pilar se sustenta no outro. Todos eles são interdependentes. 

Após uma longa experiência como trainer de PNL, posso assegurar a você que após a decisão de se conhecer profundamente, de mergulhar sem medo para dentro de si, nada que acontecer do lado de fora terá força e poder para tirar você do seu prumo. 

A autoconfiança se estabelecerá dentro de você de forma crescente e irreversível. 

Lao Tsé, o criador do Taoísmo, ensinava aos seus alunos:

“Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado. Aquele que vence os outros é forte. Aquele que vence a si mesmo é poderoso.  Aquele que conhece a alegria é rico. Aquele que conserva o seu caminho tem vontade. Seja humilde, e permanecerás íntegro. Curva-te, e permanecerás ereto. Esvazia-te, e permanecerás repleto. Gasta-te, e permanecerás novo. 

O sábio não se exibe, e por isso brilha. O sábio não se faz notar, e por isso é notado. O sábio não se elogia, e por isso tem mérito. E, porque não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *