Artigo: Qualificar os pensamentos é mais simples do que parece!

Qualificar pensamentos

E aí o Facebook te pergunta: No que você está pensando? Se você for revelar o que se passa na sua mente, talvez fique o dia todo pensando na resposta, porque a mente não para de pensar, ela não dá trégua, é um pensamento atrás do outro, uma produção em série

O fluxo constante de pensamentos afeta o nosso sistema nervoso, cria ansiedade, irritação e estresse. 

Nossa vida perde completamente a qualidade, passamos a agir no automático, sem refletir no que estamos fazendo.

É certo que a mente se alimenta de pensamentos, porém cabe a nós selecionar a qualidade dos mesmos e controlar esse fluxo. 

Muitas pessoas, mesmo quando estão em férias ou sem trabalhar, sofrem de cansaço mental e têm crises de ansiedade devido ao fluxo desenfreado de pensamentos, a chamada Síndrome do Pensamento Acelerado, a SPA. 

A SPA produz um excesso de “bagaço mental” – pensamentos negativos e inúteis – que desestruturam o espaço interno, impedindo que a pessoa desfrute do momento presente.

Geralmente esse “bagaço mental” alimenta os problemas referentes ao passado, remoendo-os incessantemente. É como se a pessoa dirigisse a vida olhando pelo retrovisor.

Outra forma de acumular “lixo mental”é alimentar o pensamento antecipatório, isto é, sofrendo por antecipação com coisas que ainda não são reais do futuro, o que causa um estresse que muitas vezes compromete todo o sistema imunológico. 

Eu concordo que planejar o futuro é fundamental, porém, é importante lembrar que a vida acontece no aqui e agora. 

O nome já diz “presente”. O que fazemos quando recebemos um presente? 

Geralmente abrimos nosso coração para receber, olhamos com carinho para ele,desfrutamos e experimentamos. 

Imagine você dar uma camisa de presente para um amigo e ele agradece muito, mas na realidade nunca usa aquela camisa. O que você vai deduzir? Que não gostou do presente, pois, nem usou. 

Da mesma forma imagino o que o Criador deve se sentir frustrado quando nos presenteia com uma vida plena de recursos e na maioria das vezes não utilizamos esses recursos para fazer valer nossa curta passagem pela Terra. 

Respire profundamente e sinta a vida pulsando dentro de você. 

Sinta o seu agora, desfrute do seu momento presente. 

Olhe ao redor e veja as formas, cores… Ouça os sons, inclusive o som da sua respiração… Sinta a temperatura desse ambiente, sinta o seu corpo e sinta o seu coração. 

Permita que um sentimento de gratidão aconteça e preencha todo seu Ser. 

Somente desta forma, você poderá usufruir desse grande presente que é a vida. E caso os pensamentos venham, volte sua atenção para sua respiração e respire ainda mais profunda e suavemente. 

Além da respiração, você pode também diminuir o fluxo de pensamentos e sair do automático usando o PQD, que pode ser traduzido como: perceber, questionar, direcionar.

Perceba os pensamentos perturbadores, identifique-os, tome consciência deles. 

Questione os pensamentos, as crenças e convicções que estão perturbando a sua paz.

Direcione cada pensamento pessimista que está desvitalizando você e criando um desencorajamento interno, impedindo-o de viver e desfrutar do seu momento presente.

Depois de praticar o PQD você vai notar que estará assumindo o controle de sua mente e abrindo um espaço para o seu verdadeiro Ser se manifestar com alegria, paz e segurança. E vai perceber que esses recursos estão sempre presentes na sua vida, embora soterrados com a sobrecarga mental. 

Vamos praticar um pouco de PQD? 

Preste atenção nos seus pensamentos agora. 

Perceba se tem algum pensamento que de forma insistente está tirando a sua tranquilidade. Por exemplo: “Eu não sei se tal coisa vai dar certo”. 

Ok, perceba esse pensamento, observe-o com a certeza que ele é apenas um pensamento.

Em seguida, questione: “Será que esse pensamento é verdadeiro? O que me faz acreditar nisso? Alguma vez algo já deu certo para mim? O que me impede de confiar no meu merecimento de que pode dar certo?”

Por último, direcione. Por exemplo, você pode dizer para você mesmo: “Como o futuro a Deus pertence, eu vou deixá-lo cuidar disso agora”. Quero acreditar que mereço que o melhor vai me acontecer e entrego para a sabedoria Divina”. 

Junto com esse direcionamento visualize o melhor já acontecendo. Dê comandos de possibilidades para o seu cérebro. 

Finalmente, respire e deixe essa sensação de entrega se expandir, permitindo que uma imagem de sucesso e felicidade tome conta de você. 

Agindo assim, você desmonta a rigidez daquele pensamento que está deixando você desacreditado e inseguro e constrói um caminho de possibilidades, colocando o foco no estado desejado, sem qualquer esforço, de forma leve. 

Você não precisa acreditar de cara nos efeitos do PQD, só precisa experimentar. 

Sem experimentar o novo você jamais saberá a eficiência de qualquer método de harmonização interior. 

Lembre-se que o principal divertimento da mente pensante é duvidar. Se você acreditar na dúvida que a mente lança toda vez que ela se depara com algo novo, vai permanecer onde está, escravo dos pensamentos. E o pior: esperando eternamente que algo novo aconteça.

É uma espera sofrida e cheia de ansiedade porque o mundo só muda quando a gente muda. 

Fazer as mesmas coisas sempre do mesmo jeito e esperar por resultados diferentes, é a verdadeira loucura. 

O seu mundo só vai mudar no dia em que você decidir mudar, no dia em que se atrever a experimentar o novo, o inusitado, aquilo que nunca foi testado em você mesmo. 

Buda fazia sempre o mesmo apelo aos seus discípulos: 

“Não acreditem em nada do que eu lhes digo apenas por respeito a mim, mas testem em vocês mesmos, analisem como se vocês estivessem comprando ouro.” 

Cada novo conhecimento que adquirimos na direção do autoconhecimento e da paz interior é isso: ouro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *