O evento promoveu a interação e a troca de experiência entre os cooperados, que puderam apresentar e vender seus objetos de aprendizagem.

Foi realizado no último sábado, 10, o Primeiro Encontro das Cooperativas Mirins do Estado do Espírito Santo. O evento aconteceu na Cooperativa Educacional de Linhares (CEL) e reuniu cerca de 100 crianças que participam ativamente das cooperativas.

COOPERATIVA-EDUCACIONAL-DE-LINHARES, SOMOS-COOP, SISTEMA-OCB/ES

Consideradas laboratórios de aprendizagem, as Cooperativas Mirins são dirigidas e coordenadas de forma voluntária pelos próprios alunos, que possuem a orientação de professores. Elas procuram desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que destaca os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses da comunidade, na produção de bens ou prestação de serviços, alcançando, assim, responsabilidades sociais, morais e econômicos dentro e fora do ambiente escolar.

Para a coordenadora pedagógica da Cooperativa Educacional de Santa Maria de Jetibá (Cooperação), Luciene Caetano, o projeto possui uma grande importância na vida dos alunos, que conseguem desenvolver diversas competências desde cedo. “O projeto faz com que eles desenvolvam o seu protagonismo, permitindo que cada um consiga dar o seu melhor, crescendo cada dia mais e se tornando cidadãos produtivos e mais participativos na sociedade”, contou a coordenadora.

Convidada para palestrar no encontro, a membra do Conselho Jovem da Casa Cooperativa do Rio Grande do Sul, Rafaeli Vrielink, contou sobre os resultados positivos de sua participação no projeto Cooperativas Mirins, a qual faz parte desde 2014. “O projeto me ajudou bastante, de maneira pessoal e profissional. Graças a minha participação na Cooperativa Mirim, eu consegui boas oportunidades de estudos, conheci coisas novas, aprendi a lidar com o público, a me expressar melhor. Hoje eu conduzo reuniões e tenho uma ótima produtividade no meu trabalho, entre outras coisas que o cooperativismo me proporcionou”, contou Rafaeli.

Existem três Cooperativas Mirins registradas no Estado, são elas: Coopemcel (Cooperativa Mirim de Linhares); CooperJetibá (Cooperativa Mirim de Santa Maria de Jetibá) e Coop-união (Cooperativa Mirim de São Gabriel da Palha). Ambas participaram do evento que promoveu a troca de experiências entre os cooperados, realizando o alinhamento de alguns aspectos das cooperativas mirins e princípios cooperativistas, além de realizar a interação entre os alunos, que puderam divulgar e vender seus objetos de aprendizagem. Além disso, as crianças assistiram uma descontraída palestra com o mágico e palestrante motivacional, Lucca Viery.

LUCCA-VIERY, COOP-MIRIM, COOPEMCEL, COOPERJJETIBÁ, COOP-UNIÃO

O vice-presidente da CooperJetibá, Richard Aigner, contou o que acha mais legal em participar de uma Cooperativa Mirim. “O mais legal é forma com que nós interagimos e aprendemos ao produzir e divulgar o nosso objeto de aprendizagem. Creio que minha participação na cooperativa me ajudará bastante no futuro, principalmente quando eu for entrar no mercado de trabalho”, contou o jovem cooperado.

A analista de responsabilidade social do Sicoob, Sandra Martins, esteve presente no evento e contou como ficou impressionada com o desenvolvimento das Cooperativas Mirins e que espera bons resultados para o futuro. “Acreditamos que o Cooperativismo é transformador e faz parte do futuro, e por isso o nosso desejo é que esse projeto se multiplique no Estado e que seja levado para outras escolas”, contou a representante da cooperativa de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *