O Sistema OCB/ES em parceria com o Sicoob ES está lançando junto a Cooperativas Educacionais do estado, o programa “Cooperativa Mirim”, uma associação de alunos que, sob a orientação de um Professor Orientador, se unem voluntariamente visando satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo.

Essas cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos da instituição e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, na produção de bens ou prestação de serviços, obtendo, por fim, responsabilidades sociais, morais e econômicas dentro e fora do ambiente escolar, com distribuição dos resultados proporcionais entre os membros participantes.

O objetivo é criar cooperativas de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividade econômica, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas.

As cooperativas mirins constituem um projeto educativo e está amparado pela lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei 5764/71. Segundo a ECA deve ser assegurado aos jovens: I – Garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular; II- Atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente; III – Horário especial para o exercício das atividades.

Resultados esperados: 3 cooperativas mirins formadas até 31 de outubro de 2018 / 60 alunos cooperados nas cooperativas mirins até 31 de outubro de 2018.

O programa está sendo realizado nas Cooperativas:

CEL – Cooperativa Educacional de Linhares:

Coopesg – Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha:

– Cooperação – Cooperativa Educacional de Santa Maria de Jetibá:

O Programa passa por três etapas:

– Etapa 1: capacitação para os professores do projeto com o objetivo de Objetivo é passar aos participantes um panorama do que são as cooperativas escolares, como elas funcionam, como os professores irão trabalhar com os alunos e mostrar o que o Sistema OCB/ES espera. Essa capacitação teve 16 horas e aconteceu em abril;

– Etapa 2: capacitação com as crianças sobre o funcionamento das cooperativas mirins. O objetivo é visitar as escolas participantes do projeto para ter uma conversa e tirar dúvidas dos professores sobre os exercícios da etapa 1 que ficaram para concluir até a etapa 02;

– Etapa 3: Formação dos professores em Cooperativismo e empreendedorismo. E formação dos alunos em oratória e matemática, com o objetivo de capacitar alunos e professores sobre os temas acima citados para que eles apliquem na constituição da Mini Cooperativa.

– Etapa 4: constituição das cooperativas mirins em AGC (Assembleia Geral de Constituição), prevista para a primeira semana de outubro. Está prevista uma cerimônia envolvendo representantes da OCB/ES, SICOOB/ES, Secretaria de educação, Conselho Tutelar, Juizado de menores e cooperativas locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *