Entenda como o programa Casa Verde e Amarela irá aquecer o mercado imobiliário

Deixou de ser conjectura, positividade ou coisa parecida. É um fato, o mercado imobiliário já deu todos os indicativos de que retomará um vigor nunca visto nos últimos dez anos. O anúncio do programa habitacional “Casa Verde e Amarela” para substituir o “Minha Casa, Minha Vida”, criado em 2009, tem o objetivo de atender 1,6 milhão de famílias até 2024, com um custo de quase R$ 26 bilhões, sendo a maior parte dinheiro do FGTS.

No Espírito Santo, o anúncio do Governo Federal trouxe um profundo otimismo para construtoras, incorporadoras e loteadoras. O Casa Verde e Amarela já inicia sendo um dos mais representativos nas vendas e nos lançamentos do mercado imobiliário. Serão 350 mil novas moradias em relação ao Minha Casa, Minha Vida. Isso confere um panorama muito mais seguro para as empresas capixabas.

De forma direta e objetiva, o Governo Federal começa a desenhar um caminho sólido, com regras, para o financiamento de imóveis. O Espírito Santo, de uma maneira geral, possui amplas áreas para lançamentos com perfil Casa Verde e Amarela. Neste primeiro momento, no entanto, concentra o maior número de potenciais lançamentos no município da Serra.

Com amplas áreas para lançamentos dessa ordem, o município de Vila Velha, conhecido como um dos vetores de crescimento do mercado imobiliário, assim como o município da Serra, também tem perfil para o programa do Governo Federal. Em termos de oferta de áreas diferenciadas, temos também os municípios de Cariacica e Viana, fortemente preparados para lançamentos de produtos do Casa Verde e Amarela, permitindo acesso ao imóvel próprio a famílias que nunca tiveram essa alternativa.

Parcela que cabe no bolso

O cliente comprador desse produto procura, acima de tudo, a possibilidade de adquirir um bem próprio, sem que isso desfalque sua receita familiar. É a velha e boa parcela que cabe no bolso e traz certezas futuras. As vendas para essa categoria tendem a ser flexíveis e são vastamente maiores do que a oferta que o programa é capaz de suportar. A potencial demanda de vendas para o Casa Verde e Amarela proporciona uma nova realidade demográfica estrutural na Região Metropolitana de Vitória e esse segmento vai continuar sendo muito representativo para o mercado imobiliário, impactando outras cidades capixabas.

Com esse cenário de movimentação imobiliária, teremos uma retomada de vendas muito vigorosa. Temos dois elementos que, quando combinados, nos permitem ter essa certeza: a baixa projeção dos juros no país e o desejo das construtoras em facilitar a aquisição dos imóveis. Já notou que facilitar a aquisição do imóvel é uma parte integrante e fixa das campanhas comerciais de uma forma geral?

Escolha com atenção o produto que deseja adquirir levando em consideração a localização, o histórico da construtora ou loteadora e, acima de tudo, avaliando o que há de oferta no mercado para a aquisição imobiliária. Avalie também as diferentes hipóteses caso deseje adquirir um imóvel para moradia ou para investimento, afinal, ter rentabilidade e baixo risco ao mesmo tempo é um privilégio em poucas operações financeiras. Essa é uma das vantagens do mercado imobiliário, saiba utilizá-la ouvindo o corretor de imóveis e especialistas.

Seja qual for a cor da sua casa, verde e amarela, azul ou branca, a melhor oportunidade e o melhor momento para se comprar um imóvel é agora.

Te vejo no próximo “Imóvel pra Você”!

Thiago Abreu

Um comentário em “Entenda como o programa Casa Verde e Amarela irá aquecer o mercado imobiliário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *