Artigo: Pense grande, sinta grande, realize grande!

pensamento

Qual a origem de uma crença? Esse é um assunto que há um bom tempo me interessa. Confesso que me especializei em crenças de tanto “cutucar” meu modelo mental e querer saber as origens dos eventos em minha vida. 

Foi assim que comecei a entrar em contato com uma outra camada da minha consciência, não antes explorada. 

O que vemos e percebemos no mundo é resultado dos nossos pensamentos. Embora não dediquemos tempo para pensar sobre o que pensamos, pesquisas da área comportamental comprovam que cada pensamento que criamos interfere no nosso estado emocional. E, dependendo dos pensamentos que criamos, podemos experimentar um bem estar interno ou uma sensação de vazio ou tristeza. 

Não é novidade pra ninguém que o número de pensamentos que temos é absurdamente grande, o fluxo é contínuo e inesgotável. 

Quando mais pensamos, mais pensamentos surgem na tela mental. Como cessar esse fluxo infernal? 

A partir da percepção do que nos acontece, tomamos consciência do fluxo e imediatamente começamos o processo de reversão e de mudança. 

O tempo todo, a cada instante, temos o poder de decidir entre estar no céu, livre do fluxo incessante dos pensamentos, ou estar no inferno, totalmente atormentado pela efervescência dos pensamentos na mente. 

Vem daí a famosa frase de Henry Ford: 

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” 

A partir do momento que você assume a responsabilidade pela criação dos padrões mentais e percebe a natureza dos pensamentos, você passa a ter uma liberdade emocional e com isso consegue se livrar do papel da vítima. 

São os padrões de pensamentos que criam e alimentam nosso sistema de crenças. 

E quando encontramos esse fio da meada, que é assumir responsabilidade sobre os pensamentos, que por sua vez criam as crenças, passamos a ter uma vida mais plena. 

O negócio é conter o fluxo de pensamentos nocivos no momento que ele se inicia. 

Por exemplo, diante de uma situação incômoda, você diz mentalmente: “Poxa que coisa triste e chata.” 

Pronto, você acabou de dar um comando para todo o seu sistema, dando início a um processo de busca interna, onde todos os arquivos e registros de eventos tristes e chatos em sua vida são acionados. 

Tudo é tão rápido que não demora muito e você começa a mudar toda a biologia do seu corpo, bloqueando a sua criatividade e a sua alegria. E o que era para ser um dia lindo e maravilhoso é imediatamente comprometido com pensamentos e sentimentos de baixa frequência, que por sua vez produzem ações do mesmo nível. 

Não existe exceção nesta sequência: pensamentos criam sentimento, que criam crenças, que criam atitudes, que criam a nossa realidade. 

Todos nós funcionamos desse jeito, a Ciência já comprovou, não há mais o que se discutir e muito menos duvidar. 

O que os candidatos à felicidade devem fazer é vigiar permanentemente os seus pensamentos, criando a partir deles estados mentais saudáveis, sentimentos edificantes e atitudes nobres, com a gente mesmo e com os outros, contribuindo desta forma para elevar a vibração do planeta. 

Afinal, nós não existimos isoladamente, estamos interconectados de forma irreversível, fazemos parte de uma única energia. Cada criatura viva está em permanente comunhão com o Todo. Um pensamento nocivo aqui, gera uma tristeza logo ali na esquina. 

Isso significa dizer que muitos pensamentos noviços vão provocar grandes desconfortos no coletivo, que é tão somente o somatório das vibrações individuais. Traduzindo: se o país inteiro só ficar pensando em crise, é certo que teremos dificuldades maiores para sair dela. 

O que precisamos fazer, e com a maior urgência, além de vigiar os nossos pensamentos, é renovar os nossos olhares sobre as pessoas e as situações, e emitir comandos mais inteligentes para o cérebro. 

Ao invés de lamentar uma situação com frases do tipo: o momento está difícil… não vejo saída… estamos perdidos, o correto é dizer: o momento é desafiador… estou tendo a chance de fazer diferente… vou encontrar a saída. 

Se você focar na sombra, vai passar a vida inteira encolhido, com medo da escuridão. Se, ao contrário, direcionar toda a sua atenção para a luz, vai se superar e aprender novas formas de vencer grandes desafios. 

É aquilo que os orientais ensinam: você pode perceber que um dia está comprimido entre duas noites, e também pode perceber dois belos dias comprimindo uma pequena noite.

Com a consciência de que a mente é um terreno fértil e que nós podemos escolher qual sementinha queremos plantar, o espetáculo da vida se torna muito interessante. Imperdível!

Dentro desse processo de vigiar os pensamentos, renovar os olhares e mudar nossas atitudes, a respiração é um poderoso instrumento para possibilitar a transformação.

Aliás, criei um método simples que tem ajudado muitas pessoas por esse Brasil afora. E quero compartilhar essa preciosidade com você também, querido leitor. Vamos lá?

1 – Concentre toda a sua atenção no que está acontecendo neste momento na sua mente. 

2 – Perceba o fluxo de pensamentos.

3 – Identifique o teor do pensamento dominante e dê espaço para ele, observe-o atentamente. Não o rejeite, apenas observe-o.

4 – Em seguida, verbalize: Interessante! Olha só o que estou pensando! Isso é apenas um pensamento. Um pensamento que acabei de criar. Eu sou o criador e ele é minha criação. interessante! Ao fazer isso, de forma dissociada, você tira todo o poder do pensamento e retoma o controle da sua mente. 

5 – Quando isso acontecer, diga para você mesmo: “Ok, eu tenho o poder de criar pensamentos”. Respire profundamente e perceba a sua mente. Você vai notar que ela certamente estará tranquila, vazia, em paz. 

6 – Retome o exercício dando um novo comando para a mente: PRÓXIMO PENSAMENTO!

O normal seria a mente reiniciar o fluxo contínuo de pensamentos do começo, não é verdade? 

Mas isso não acontece, e não acontece por uma razão muito simples: quando não resistimos a uma situação e a aceitamos, ela se enfraquece. 

Quando assumimos o controle da nossa mente, ela passa a nos servir – esse é o seu verdadeiro papel. 

A ansiedade nos torna escravos da mente; a respiração nos liberta dos pensamentos incessantes e nos garante o controle da mente. 

A coisa é simples, basta criar alguns espaços em sua agenda para respirar, se reequilibrar e levar uma vida saudável. 

Desta forma as crenças limitantes não criarão raízes e todo pensamento que surgir na nossa tela mental vai passar obrigatoriamente pelo filtro de qualidade criado a partir da respiração. 

O que faz um ser humano ser diferente do outro, o que faz com que uma pessoa consiga viver uma vida plena e feliz e o outro experimente o contrário disso, são as crenças que cada um carrega. 

Minha sugestão é que você se olhe com mais cuidado para perceber quais crenças estão sustentando a sua realidade.

Se você se sente menor, insignificante, menos competente do que as outras pessoas, isso é fruto de uma crença limitante, livre-se dela o quanto antes. 

Você mesmo está criando o seu próprio sofrimento. Todo dia a vida nos dá a oportunidade de mudar. Portanto, mude agora mesmo, não espere pelo amanhã. 

Ninguém tem garantia do futuro, só temos controle sobre o aqui e o agora.

É nesse pequeno espaço de tempo que a vida acontece. Se você não se priorizar, se não começar a pensar grande, sentir grande e realizar grande, vai repetir as mesmas histórias tristes e limitantes que tem vivido até agora. 

Está em suas mãos decidir ser feliz ou infeliz, voar por grandes alturas ou rastejar pela vida afora. 

Só você tem o poder de pular de um estado mental para outro, de sair do inferno para se refestelar no céu. Esse é um poder só seu, completamente intransferível. 

Você pode não mudar a realidade como deseja, mas pode mudar o seu olhar sobre ela e realizar a mudança em você. 

Aliás, você pode ter certeza de uma coisa: quando a gente muda, o mundo à nossa volta muda logo em seguida. 

Por tudo que já vivi nessa minha longa vida de Educadora, por tudo que ensino a partir das constatações da Programação Neurolinguística, posso assegurar a você, sem medo de errar, que a felicidade é realmente uma deliciosa escolha. 

Eu escolho ser feliz todo dia e todo dia a vida me surpreende com mais felicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *