O desafio da Mudança – novos paradigmas.

GAF_2017.03.26_21h43m25s_001_
Mude – texto de Clarice Lispector apresentado no Livro Diagnóstico para a Inovação. Não podia ser de outra forma pois ao tratarmos do tema o que vem em primeiro lugar é pensar diferente para obter resultado diferente. Nossa busca da combinação Qualidade, Inovação, Produtividade e a necessária condição de Competitividade é um desafio permanente e importante para a sobrevivência e crescimento das ... leia mais

Dia Mundial da Água – debatendo a proteção ao Rio Doce na ALES

GAF_2017.03.23_17h54m09s_009_
Nesta última quarta feira, 22, aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do ES o SEMINÁRIO EM COMEMORAÇÃO AO DIA ESTADUAL DE PROTEÇÃO AO RIO DOCE. O promotor do evento é o CIPE – Rio Doce, que é uma comissão interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce coordenado no ES por Hernandes Bermudes. O CIPE é formado por deputados ... leia mais

O novo Consumidor

GAF_2017.03.20_16h08m19s_003_
Consumidor muda e as empresas também No mês que se comemora do dia do Consumidor (15 de março) apresentamos no Gestão & Resultados artigo de Alex Tabor do Peixe Urbano mostrando novas relações do consumo a partir das novas tecnologias. Veja: O modo de consumir, em todos os setores, passou por profundas transformações ao longo da última década. E continua mudando. Cabe às empresas a capacidade de ... leia mais

2017 recomeça, Grandes Desafios – repensando a busca da produtividade

GAF_2017.03.19_22h23m58s_001_
O ano, como sempre, resiste a iniciar verdadeiramente – férias, greves, feriados, carnaval e outras manifestações lúdicas, além é claro do imobilismo político fruto das traquinagens dos políticos brasileiros. Nessa ótica e apesar da lentidão ditas normais de início de ano acredito que já podemos avaliar de forma ainda precoce o processo de gestão das prefeituras. Em São Paulo, o prefeito Dória causa ... leia mais

O olho e a voz do consumidor – O cliente é o rei

GAF_2017.03.12_23h32m09s_003_
Diz-se com muita propriedade que quem manda na empresa é o cliente, pois ele comprando os nossos produtos e serviços  acaba colaborando diretamente com o pagamento dos salários, encargos, investimentos, etc e tal. O Cliente é tudo na empresa e ele pode ter vários nomes: consumidor, aluno, paciente, freguês, usuário.. não importa qual seja o nome e sua relação com o fornecedor das soluções, mas sim a ... leia mais

MEC SHOW 2017 – registre na sua agenda

GAF_2017.03.09_11h18m08s_003_
Reuniões desta última quarta feira, 08 de março, na sede do CDMEC e SINDIFER, respectivamente, discutiram os pontos estratégicos da formatação da Ilha da Inovação e também do conjunto de atividades, projetos e realizações previstas na MEC SHOW 2017. Na oportunidade foi apresentado o programa da feira que estaremos divulgando em breve. O presidente do Sindifer, Lúcio Dalla e o presidente do CDMEC, ... leia mais

INOVAÇÃO – O Brasil desaponta no Ranking anual de empresas

GAF_2017.03.05_23h45m41s_001_
O Brasil ficou novamente de fora do ranking anual das 50 Empresas Mais Inovadoras 2016, desenvolvido pelo The Boston Consulting Group (BCG), com base nas respostas de 1,5 mil executivos do todo mundo. Desde 2010, quando a Petrobras foi incluída pela última vez, não há nenhum representante nacional. O ranking é composto por 68% de corporações da América do Norte – um crescimento de 24% em relação ... leia mais

A ERA DO CLIENTE em 3 dimensões

Sugestão: Hayrton Prado da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ. Estamos na época da teletromática, que é uma junção de três palavras: telecomunicação, eletrônica e informática. A teletromática agiliza tudo, compartilha tudo, globaliza tudo e informa rapidamente através de infinitos vasos intercomunicantes, em tempo real, numa escala sem precedentes na história da humanidade provocando mudanças e ... leia mais

MOTIVAÇÃO – buscando alternativas para tempos difíceis

GAF_2017.02.28_19h23m49s_003_
Há momentos em que ficamos à deriva como uma nau sem rumo. As coisas ficam difusas e a animação some ou diminui. Para completar o quadro pessimista ainda vem a desconfiança e a tal da crise que teima em não desaparecer e no meio de tantas más notícias é preciso estar motivado para também motivar os seus colaboradores na organização. Esse é o papel do líder que tanto ressaltamos aqui no blog Gestão ... leia mais

Filosofia Toyota para a gestão competitiva da empresa

Veja os 14 princípios da Toyota como base para a melhoria do desempenho de pessoas, sistemas e da organização como um todo tendo com foco a qualidade total por toda a empresa e rigoroso combate às perdas. Vamos aos princípios: 1º Tome decisões pensando sempre no longo prazo, mesmo que no início os custos sejam maiores; 2º Crie fluxo contínuo p/ todos os processos, pois assim aparecerão os reais ... leia mais