
A discussão é antiga – no início dos anos 80 e especificamente durante a construção de uma das maiores plantas siderúrgicas do Brasil
O mundo modero – Vejamos artigo interessante da Revista Época Negócios sobre as mesmas questões aplicadas aos dias atuais.
“Olhos nos olhos/ Quero ver o que você diz”, cantava Chico Buarque nos anos 70 sobre a mulher abandonada pelo parceiro. Décadas depois, quem diria, a ciência revela que esse ato ultrapassa o mero “discutir a relação”: estudo conjunto das universidades de Waterloo, no Canadá, e Cornell, em Nova York, publicado no Journal of Experimental Social Psychology, recomenda o método do “olho no olho” para solicitar algo ou convencer uma pessoa, mesmo que desconhecida.
Falar pessoalmente é 34 vezes mais eficiente do que enviar um e-mail com o mesmo pedido ou argumento, garantem os autores. Em um experimento, os participantes deveriam solicitar algo a dez pessoas que não conheciam, metade pessoalmente e metade por e-mail. Inicialmente, os participantes supunham que conversas pessoais não teriam grande força e superestimavam a capacidade persuasiva de e-mails. Como resultado, ocorreu o oposto: solicitar seis pessoas diretamente obteve a mesma taxa de sucesso do que enviar e-mails a 200 desconhecidos.

Enfim, não há ferramenta, por mais sofisticada e atraente que seja (sem desprezá-las) que possa substituir o contato humano na solução de problemas e em especial na gestão dos negócios.
Fonte: Época Negócios e Anotações de Obras – Planejamento CST – Coordenação Geral de Construção – CGC.
Desenhos: Getulio A. Ferreira.