Economia

Bancários entram em greve no Espírito Santo nesta terça-feira

Além de melhoria no salário, a categoria reivindica melhores condições de trabalho, valorização dos trabalhadores e atendimento de qualidade aos clientes

A greve começa nesta terça-feira (30) Foto: Divulgação

Os bancários do Espírito Santo decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (30). O indicativo de greve foi definido durante assembleia da categoria na última quinta-feira (25) depois de sete rodadas de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que recusou os principais pontos da pauta dos trabalhadores. 

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários), a categoria não quer só aumento de salário, mas entre as principais reivindicações estão melhores condições de trabalho, valorização dos trabalhadores e atendimento de qualidade aos clientes. 

O índice reivindicado pela categoria é de 12,5%, mas a Fenaban propôs um índice rebaixado de apenas 7% para salário, PLR e auxílios refeição, alimentação e creche, e 7,5% para o piso. Os valores foram considerados insuficientes, estando muito aquém das expectativas da categoria.

Segundo eles, a greve dialoga também com demandas dos clientes. Entre as reivindicações da categoria estão a redução das taxas de juros e a ampliação do horário de atendimento nos bancos, com contratação de mais bancários e respeito à jornada de seis horas de trabalho, bem como o cumprimento do papel social dos bancos.

Pontos moeda