Economia

Bancários aceitam proposta da Fenaban e encerram greve no Espírito Santo

Após cinco dias de greve, a categoria aceitou a nova proposta da Fenaban, de índice de reajuste de 8,5%, o que representa um aumento real de 2,02%

Foto: Divulgação

A greve dos bancários do Espírito Santo chegou ao fim na noite desta segunda-feira (06), após Assembleia Geral realizada no Centro Sindical dos Bancários. Nesta terça-feira, as agências já voltam a funcionar normalmente. 

A categoria aceitou a nova proposta da Fenaban, apresentada na última sexta-feira (03). Os banqueiros aumentaram a proposta de índice de reajuste de 7,35% para 8,5%, o que representa um aumento real de 2,02%.

Esse índice é para o salário e as demais verbas salariais. Para os pisos salariais, ficou acertado um reajuste de 9% (2,49% acima da inflação) e para o vale-refeição, um reajuste de 12,2%.

Greve durou cinco dias

A paralisação nacional dos bancários começou no último dia 30 e chegou a fechar 251 agências no Espírito Santo. Bancários e bancárias cruzaram os braços por melhores condições de trabalho, salário digno e atendimento de qualidade aos clientes. 

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado, na Grande Vitória foram fechadas 37 agências da Caixa, 45 do Banestes, 34 do Banco do Brasil, 11 do Santander, 09 do Bradesco, 09 do Itaú, 03 do HSBC, uma da Safra e uma do Banco Mercantil do Brasil.

No interior do Estado, foram fechadas 101 agências.

Pontos moeda