Economia

Mais agências bancárias aderem à greve no Espírito Santo

Na Grande Vitória são 148 unidades paradas entre bancos públicos e privados. Em todo o Estado o Sindicato dos Bancários informou que 240 agências estão paradas

A greve está no terceiro dia  Foto: Divulgação

A greve dos bancários está no terceiro dia e o número de agências com as portas fechadas já cresceu. Nesta quinta-feira (2) foram 240 agências paralisadas em todo o Espírito Santo, 53 a mais que no primeiro dia. 

Na Grande Vitória são 148 unidades paradas entre bancos públicos e privados, sendo 37 da Caixa, 45 do Banestes, 34 do Banco do Brasil, nove do Santander, nove do Bradesco, nove do Itaú, três do HSBC, uma do Safra e uma do Mercantil do Brasil (BMB). Também foram fechados três prédios administrativos, o Banco do Brasil Pio XII, o Centro de Processamento de Dados (CPD) do Banestes e o Bandes, além de quatro departamentos gerenciais da Caixa.

No interior do Estado a adesão chegou a 92 unidades bancárias. 37 foram da Caixa, 12 do Banestes, 36 do Banco do Brasil, duas do Itaú, duas do Banco do Nordeste e uma do Santander, Bradesco e HSBC.

Nacionalmente, foram fechados 7.673 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados até o segundo dia de mobilização, de acordo com dados enviados pelos Sindicatos à Contraf.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado, eles entraram em greve após rejeição da segunda proposta apresentada pelos bancos, que elevou o índice de reajuste de 7% para 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais e de 7,5% para 8% (1,55% acima da inflação) para os pisos. Segundo eles, a proposta dos banqueiros também desconsiderou as reivindicações de saúde e condições de trabalho, emprego, igualdade de oportunidades e segurança.

Pontos moeda