Economia

Acordo para impulsionar comércio exterior no Espírito Santo

Termo de cooperação entre entidades promete fortalecer o segmento da exportação e importação capixaba, que hoje representa 50% do PIB estadual

Sindiex e Apra assinam termo de cooperação Foto: Divulgação

O comércio exterior capixaba vai ficar mais fortalecido. Nesta quarta-feira (12), o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado (Sindiex) e a Associação das Empresas Permissionárias de Recintos Alfandegados (Apra) assinaram um termo de cooperação para fortalecer o segmento, que é responsável hoje por 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Para o presidente do Sindiex, Marcilio Rodrigues Machado, o termo é uma das ações realizadas para dar mais força ao comércio exterior do Estado e deverá ser estendido para outras entidades ligadas ao setor, tanto na área de exportação como importação. “Essas medidas são importantes para unirmos o empresariado local na busca pelos mesmos objetivos e resultados”, destacou.

O presidente da Apra, Sidemar de Lima Acosta, lembrou que o Espírito Santo é o único estado brasileiro que possui 1,5 milhão de metros quadrados de área alfandegada e que é um atrativo para empresas que operam no comércio internacional.

“Vamos buscar alternativas em conjunto para baratear os custos dos nossos clientes e também para a entrada de grandes navios nos portos capixabas. Essa assinatura do termo vem num momento oportuno, pois é importante fortalecer as entidades ligadas ao setor, visto a crise local vivida pelo comércio exterior”, disse.

Pontos moeda