Economia

Conclusão da dragagem do Porto de Vitória só deve acontecer em 2017

Dragagem deve aumentar a profundidade do canal do porto dos atuais 11,4 metros para 14 metros. Calado máximo dos navios aptos para atracar em Vitória passará de 10,7 para 12,5 metros

Obra no Porto de Vitória deve ser concluída em um ano Foto: Divulgação/Governo

A vinda do ministro dos Portos, Helder Barbalho, na próxima segunda-feira (9) põe fim às polêmicas em torno dos procedimentos realizados na dragagem e derrocagem do Porto de Vitória.

De acordo com a senadora Rose de Freitas (PMDB), é importante a retomada das obras para o bem da economia capixaba, principalmente porque não haverá acréscimo no valor inicial contratado. Segundo a senadora, a previsão de término da obra é outubro de 2017. Ela explica que a obra de modernização do Porto de Vitória possibilitará a geração de mais empregos e renda.

O ministro dos Portos será recebido pelo governador Paulo Hartung (PMDB) e a assinatura do contrato de retomada das obras ocorrerá no Palácio Anchieta, às 10 horas.

Para Rose de Freitas, a assinatura de acordo para a retomada das obras foi possível depois que governo do Estado, diretores da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e técnicos da Secretaria Especial de Portos conversaram e ajustaram os termos.

“Tinha um técnico dentro da Secretaria de Portos que estava emperrando a obras com seus pareceres contrários. Às vezes, ele nem ia ao porto, mas ainda assim emitia seus pareceres contrários”, criticou a senadora.

A dragagem deve aumentar a profundidade do canal do porto dos atuais 11,4 metros para 14 metros. Com isso, o calado máximo dos navios aptos para atracar em Vitória passará de 10,7 metros para 12,5 metros. 

 

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